bengo.gov.ao
 
Província
08 Abril de 2024 | 11h04

ASSINADO O MEMORANDO PARA A CONSTRUÇÃO DA CIDADE AGROPECUÁRIA NO BENGO

Assinatura de Memorando

Foram lançadas as bases para a construção da Cidade Agropecuária na comuna do Quicabo, município do Dande, no dia 2 de Abril, através da assinatura de um Memorando de Entendimento entre o Governo Provincial do Bengo e o Conselho Nacional da Juventude. 

No documento rubricado pelo Director do Gabinete Provincial de Infra-estruturas laurindo Anibal e pelo Presidente do CNJ, Isaias Calunga, constam obrigações entre as partes nas quais para o Governo Provincial do Bengo, a responsabilidade de formalizar a disponibilização do espaço para implementação do referido projecto piloto na localidade do Quicabo, supervisionar o loteamento do terreno, Controlar juntamente com as instâncias Provincial e Nacional do Conselho da Juventude, a selecção dos candidatos a serem beneficiários.

Enquanto que para o CNJ cabe a materialização do projecto que passa pela infra-estruturação do terreno, utilizar o terreno para e unicamente pelo fim concedido, seleccionar os candidatos beneficiários dentro das quotas estabelecidas no acordo(75% no mínimo para a juventude da província do Bengo, e 50 % no mínimo proveniente do Quicabo).

Durante o acto, a Governadora Provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba agradeceu a brilhante iniciativa do CNJ em escolher a Provincia do Bengo para o lançamento do projecto que irá beneficiar maioritariamente jovens residentes na província e apelou ao rigor na selecção dos candidatos e o respeito das quotas estabelecidas para efeito.

Na ocasião, o Presidente do Conselho Nacional da Juventude, Isaias Calunga* disse ser um projecto que será replicada em todas as Províncias caso tenham o apoio desejado, através do estado, empresários e a banca.

Isaias Calunga disse ainda que o projecto Cidade Agropecuária está avaliado em cerca de 475 milhões de kwanzas e terá o seu arranque dentro de 45 dias e provém do Programa Juvenil de Apoio a Produção Nacional *PROJAPRON* com o objectivos de incentivar os jovens á pratica da agricultura e o empreendedorismo para permitir que o país se torne autos suficiente na produção nacional.

Na oportunidade, o Governo Provincial do Bengo, fez a entrega oficial do título de concessão de terra ao CNJ para exploração legal do espaço.

O momento serviu ainda para entrega do Livro "Contribuições Para a Prevenção da Criminalidade em Angola" da autoria de Adriano Ferreira.

















Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais