bengo.gov.ao
 
Província
29 Março de 2023 | 13h03

ABERTO XI CAMPEONATO ESCOLAR FASE PROVINCIAL 2022-2023 NO BENGO

Cerca de 500 atletas representaram os seis municípios

O acto de Abertura do XI campeonato Escolar fase provincial 2022-2023 aconteceu há  15 de Março de 2023, no Estádio Municipal do Dande, em Caxito, um evento organizado pelo Governo Provincial do Bengo através do Gabinete provincial da Educação.

O certame realizado este ano sob o lema " O Desporto Escolar, Um Contributo para a Promoção da Saúde e Bem-estar”, decorreu de 15 a 17 de Março, com a participação de aproximadamente 500 atletas, de idades compreendidas entre 13 e 16 anos, representando os seis municípios.

A referida competição foi disputada em seis modalidades, nomeadamente o Futebol, Basquetebol, Voleibol, Andebol, Atletismo e desportos adaptados, nas versões masculina e feminina.
Os três primeiros classificados foram premiados com taças, enquanto são reservados medalhas para todos os participantes. 

A governadora provincial, Maria Antónia Nelumba que presidiu acto, realçou a importância da prática desporto no meio escolar e desafiou os participantes " a pôr cada um a prova a suas habilidades desportivas e competitivas, fatores que vão ditar a performance de cada equipa nas diferentes modalidades”.

A dirigente recomendou, porém, " mais do que competir pautar pelo Fair Play, a solidariedade e espirito de entreajuda, pois reforçou "mais do que se achar vencedor, vocês se assumem como verdadeiros heróis dos municípios que representam, não importa os resultados alcançados. Que entre vocês prevaleça a cordialidade, a cooperação e partilha de saberes diversos, culturas, hábitos e costumes”, apelou. 

As competições dos jogos escolares visam fomentar a prática do desporto nas intuições de ensino; possibilitar a identificação de talentos nas escolas; desenvolver o intercâmbio sociocultural e desportivo entre alunos; contribuir com desenvolvimento integral de aluno (atleta) como ser social, autónomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania por meio do desporto e por fim garantir o conhecimento de modo a oferecer mais oportunidades de acesso à prática do desporto escolar.

Os vencedores deste campeonato vão representar a província no Zonal que vai se realizar na província de Cabinda, já em Abril próximo.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais