bengo.gov.ao
 
Província
27 Maio de 2022 | 10h05

África do Sul reafirma cooperação militar com Angola

O General Maphwanya defendeu troca de experiencias entre os dois países

Em pronunciamento feito Quinta-feira 26 de Maio de 2022, em Caxito, na província do Bengo, o chefe das Forças de Defesa Nacional da África do Sul, general Rudzani Maphwanya, reiterou que a cooperação diplomática-militar com Angola será reforçada, tendo em vista a consolidação das relações bilaterais entre os dois países.

Ao falar num encontro com a governadora do Bengo, Mara Quiosa e membros do governo local, o general Rudzani Maphwanya defendeu uma cooperação bilateral voltada à troca de experiências.

Lembrou, na ocasião, que as localidades de Caxito (Dande), Kibaxe (Dembos) e Pango Aluquém, na província do Bengo, foram regiões que acolheram bases das tropas do Congresso Nacional Africano (ANC).

As bases das tropas do ANC estabeleceram-se em Angola, com o aval do Estado angolano, na segunda metade da década 70, no quadro do combate contra o regime do Apartheid então reinante na África do Sul.

Rudzani Maphwanya sublinhou que no contexto actual existem vários inimigos que devem ser combatidos de forma colectiva, entre os quais a pobreza, as catástrofes naturais e a situação da saúde deficitária.

Por sua vez, a governadora Mara Quiosa disse que a delegação da África do Sul pode contar com o apoio institucional do Governo Provincial do Bengo, para recuperar os locais históricos onde antes estavam instaladas as bases do ANC.

No Bengo, acompanhado do Chefe-de-Estado Maior das Forças Armadas Angolanas (FAA), General Egídio de Sousa, a delegação sul-africana visitou a Vila de Quibaxe, nos Dembos, onde estão sepultados soldados sul-africanos.

A delegação militar sul-africana, que trabalha em Angola, de 22 a 28 deste mês, pretende construir, futuramente, na região dos Dembos, um monumento histórico em memória aos combatentes do ANC que participaram na luta contra o regime do Apartheid.

 ANGOP



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais