bengo.gov.ao
 
Economia
07 Setembro de 2021 | 13h09

Agricultores familiares no Bengo ganham apoio para aumentar a produção

Cento e cinquenta milhões de dólares americanos, é o valor destinado para a implementação do Projecto de resiliência da agricultura familiar (SREP)

O projecto a ser implementado em 7 províncias de Angola, é financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e Banco Árabe para o Desenvolvimento em África.

Informação prestada por Agostinho Guimbi, técnico do ministério da Agricultura e Pescas e coordenador da gestão de projectos do FIDA, durante a apresentação formal do Projecto e das coordenações regional e provincial, ocorrida hoje Segunda-feira 16, na sede do Governo Provincial do Bengo, na Açucareira, município do Dande.

"O projecto lançado hoje no Bengo assente na metodologia da "escola de campo”, visa o apoio às comunidades rurais por via do aumento da produçao, produtividade e comercialização das culturas tradicionais (mandioca, batata-doce, amendoím, hortícolas, frutas e outras). Concebido para 7 províncias, sendo 3 da região Sul e 4 do Norte nomeadamente Bengo, Cuanza Norte, Uíge e Zaire contempla 35 municípios e vai beneficiar 218 famílias, abrangendo mais de 1 milhão de pessoas…” - assegurou Agostinho Guimbi.

Os municípios de Nambuangongo, Dembos, Dande e Pango-Aluquém são os contemplados nessa primeira fase do Projecto, que tem como coordenador regional o engenheiro Augusto Samuel e a engenheira Maria Dombaxi coordenadora provincial.

O Vice-Governador para o sector Político, Social e Económico, José Francisco Bartolomeu Pedro em representaçao da Governadora Provincial do Bengo Mara Quiosa, presidiu o encontro com a equipa técnica do ministério da Agricultura e Pescas, chefiada por Francisco Gomes, Chefe do Departamento de Planeamento e Estatística do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA).



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais