bengo.gov.ao
 
Educação
07 Setembro de 2022 | 09h09

Ano lectivo 2022-2023 arranca com dez milhões de alunos, mais infra-estruturas e docentes

Informação prestada pelo ministro de estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida

A informação foi prestada pelo ministro de estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, ao presidir Segunda-feira, 5 de Setembro de 2022, no estádio municipal do Dande, em Caxito, província do Bengo, em representação do Presidente da República, o acto central de abertura do ano lectivo 2022-2023.

Adão de Almeida referiu que no quinquénio que terminou (2017-2022) os investimentos no sector da educação (em especial através do PIIM e Programa de Combate a Pobreza) permitiram a construção de 670 novas escolas, possiblitando absorver cerca de 2 milhões de novos alunos, estando ainda prevista, no primeiro trimestre deste ano, a conclusão e entrega de 40 novas escolas para acolher cerca de 10 mil novos alunos.

Durante os cinco anos foram admitidos 45 mil novos docentes, permitindo que o país contasse neste ano lectivo com 220 mil professores, sublinhou o responsável.

A construção de novas infra-estruturas e a admissão de novos docentes foram acompanhadas por medidas de incentivo a docentes (actualização de categoria) e programas e projectos para reforço e melhoramento do sistema educacional (escolas de referência, exames nacionais, empoderamento das raparigas…).

A nível da província do Bengo, a governadora provincial, Mara Quiosa, na sua intervenção de boas vindas, destacou a verificação durante o quinquénio do aumento e melhoria de infra-estruturas.

A província passou de 1796 salas (em 2018) para 1902 salas de aulas em 2022, tendo beneficiado de um reforço de 845 professores, contando actualmente com 4124 docentes num universo de 5854 funcionários do sector da educação, incluindo administrativos e auxiliares.

No evento que decorreu sob lema ”Transformar a Educação para responder aos desafios da inclusão escolar e criar resiliência”, os professores recém admitidos no concurso público de 2021 prestaram juramento e receberam a suas guias de colocação.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais