bengo.gov.ao
 
Sociedade
25 Abril de 2023 | 12h04

BENGO ENGAJADO NA MELHORIA DO MEIO AMBIENTE

Campanha de reflorestação dos mangais

Foram plantados Sexta-feira, 21 de Abril de 2023, 14 mil mangues na localidade do Ambriz, numa campanha de reflorestação dos mangais denominada " Mangais é vida. Não os deixe morrer”, iniciativa do Governo Provincial do Bengo em parceria com a Fundação Otshiva, acção enquadrada nas festividades do 43º aniversário da fundação da Província que se assinala a 26 de Abril.

De acordo com a responsável da Fundação Otchiva, Fernanda René, os mangais têm muitos benefícios para os ecossistemas. "Eles servem de maternidade e berçário da vida marinha, 80% da biodiversidade marinha, entre peixe crustáceos e moluscos se reproduzem nos mangais. Os mangais são protectores naturais da acção erosiva das ondas evitando as inundações e erosões costeiras; são zonas de substância das comunidades de pescadores.” 

"As florestas dos mangais são maiores absorventes de dióxido de carbono e de outros gazes que contribuem pelo efeito estufa, sendo ferramentas cruciais no combate as alterações climáticas, e também são protectores da maior parte dos aquíferos que nos garantem a água doce, acrescentou a ambientalista, Fernanda René.

O Vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra- estruturas, Edson Cruz, que representou a Governadora Provincial, Maria Antónia Nelumba, na campanha, mostrou-se satisfeito pela massiva adesão da comunidade do Ambriz, tendo apelado "a preservação da natureza e dos ecossistemas”.

O evento teve a participação de várias franjas da comunidade do Ambriz entre sociedade civil, funcionários de Estado, estudantes, militares, efectivos da Policia Nacional e não só.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais