bengo.gov.ao
 
Sociedade
09 Junho de 2023 | 10h06

CELEBRADO NO BENGO DIA MUNDIAL DO AMBIENTE

A efeméride foi instituída em 1972

Combate à poluição plástica é o tema escolhido pela organização das nações unidas (ONU) para celebrar o dia mundial do ambiente, comemorado a 5 de Junho, efeméride instituída em1972, na conferência de Estocolmo, Suíça.

Para saudar a data e antecipando o dia mundial dos oceanos, que tem como principal objectivo chamar a atenção das populações à escala global para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, o Ministério do Ambiente, realizou um workshop, no dia 7 de Junho de 2023, em Caxito, que abordou a temática a volta do combate à poluição plástica e do seu impacto na vida das comunidades. Contou com a participação de membros da administração do Estado, empresários e estudantes.

A gestão sustentável dos resíduos, o banimento do uso de sacos plásticos, a importância do associativismo no combate à poluição, a literacia oceânica como factor contribuinte para a sustentabilidade dos ecossistemas marinhos e costeiros, são entre outros, os assuntos que conformaram a temática da palestra alusiva a celebração da efeméride que decorre sob o lema "Todos de Mãos Dadas Para Salvar o Planeta".

Coube ao Vice-Governador para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Edson Cruz, que representou no evento a Governadora Provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba, a apresentação da mensagem de boas vindas, na qual expressou o sentimento de satisfação pela realização do encontro na província do Bengo.

Durante a sessão de abertura do evento, a Secretária de Estado para Accão Climática e Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Ambiente, Paula Coelho, destacou na sua intervenção a necessidade de mudança de consciência e a formação ambiental para a sustentabilidade e bem estar das comunidades "...apelamos a formação do homem à todos os níveis dando passos seguros na mudança do comportamento social que deve começar desde a base, nas escolas..."

O dia mundial dos oceanos é celebrado anualmente a 8 de Junho, com o fim de lembrar a importância dos oceanos enquanto "pulmões do planeta". A data foi institucionalizada pela ONU, em 2008.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais