bengo.gov.ao
 
Província
24 Setembro de 2021 | 14h09

Chuvas fracas reduzem colheita agrícola no Pango Aluquém

As fracas chuvas e a falta de inputs na região, no presente ano agrícola estão a contribuir na redução das colheitas no município.

O município do Pango Aluquém prevê colher, no final da campanha agrícola 2020/2021, cerca de 30 toneladas de produtos diversos, menos 10 toneladas em relação ao período homólogo, devido às fracas chuvas registradas na localidade.

As fracas chuvas e a falta de inputs na região, no presente ano agrícola, estão a contribuir na redução das colheitas no município, cuja produção média é estimada em 180 toneladas/ano.

A região é potencialmente rica em produtos como a mandioca, banana, batata-doce, laranja, tangerina, limão, abóbora, maracujá, abacate, ananás, milho, café e diversos hortícolas.

O director municipal da Agricultura, Pecuária e Pescas, Agostinho Ebo, informou à ANGOP, que o sector está desprovido de instrumentos de trabalho para acudir os camponeses.

Por isso, solicitou ao governo da província o apoio em tractores e respectivas alfaias, bem como de outros instrumentos de trabalho como catanas, enxadas, limas, machados, motosserras, pulverizadora, fertilizantes (amónio), insecticida e sementes agrícolas.

A reabilitação das vias de acesso e a falta de meios de transporte, que facilitem o escoamento da produção para os principais centros de consumo, constituem preocupações da administração municipal.

No âmbito do programa de combate à pobreza, o município tem em carteira acções que visam apoiar as cooperativas, associações, ex-militares e produtores individuais na aquisição e distribuição de inputs agrícolas.

No Prodesi, o município tem duas cooperativas agrícolas inscritas.

Trata-se da cooperativa Mbenza - Hass, cujo projeto foi já aprovado e aguarda o financiamento, e a Ndengue-Ya-Nongue que espera pela aprovação do projecto.

No domínio das pescas, o município está apostado no fomento da aquicultura.

Na localidade do Zenza (Bom Jardim), comuna do Cazuangongo, foram construídos dois tanques de 10/20, com 580 alevinos  cada, já em fase de reprodução.

No município do Pango Aluquém, a Direcção Municipal da Agricultura controla oito cooperativas e sete associações de camponeses, num total de mais de 200 membros.

O município tem duas comunas (sede e Cazuangongo) e dista a 110 quilómetros a leste da cidade de Caxito, capital da província.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais