bengo.gov.ao
 
Província
19 Maio de 2022 | 11h05

Começou a electrificação do “Triângulo dos Dembos” e Nambuangongo

Com essas obras são garantidos para a juventude local mais de 300 empregos directos e algumas centenas indirectos, assim como formação “on job”.

O acto de consignação da empreitada e lançamento da primeira pedra das obras aconteceu, Terça-feira, 17 de Maio de 2022, em Quibaxe, município dos Dembos, província do Bengo.

A empreitada a cargo do consórcio Quantum Solutions e Soltec Solutions, fiscalizada pelo consórcio Dar Angola e JFDL Prestações de Serviços, Lda, está avaliada em AKZ 63.544.616.790,41 (cerca de 84,6 milhões de Euros), de uma linha de crédito espanhola, prevê a construção de uma linha de transporte de aproximadamente 175 km com várias ramificações (Barragem Mabubas-Úcua, Úcua-Piri, Piri-Nambuangongo, Piri-Pango-Aluquém, Piri-Quibaxe, e Quibaxe-Bula Atumba).

Inclui ainda a construção de 4 sub-estações de Média Tensão para redução de 60 kva para 30 kva (Úcua, Piri, Muxaluando e Quibaxe) e a realização de aproximadamente 24 mil ligações domiciliares.

A governadora provincial do Bengo, Mara Quiosa, que considerou "o projecto de estruturante e determinante para a província” agradeceu ao Presidente da República, João Lourenço, por se empenhar na criação de condições para a materialização da empreitada, destacando os ganhos imensuráveis do projecto, que vai permitir alavancar a indústria, o comércio, o emprego, a iluminação pública entre outros.

A governante recomendou aos empreiteiros o "aproveitamento da mão de obra local, estando a juventude preparada e pronta a dar o seu contributo na materailização deste grande benefício.”

Os administradores municipais e munícipes presentes no acto não esconderam a sua alegria, porque com a conclusão da empreitada, a vida nos seus municípios terá uma nova dinâmica de desenvolvimento, e os recursos empregues na compra de combustível para geradores, poderão ser canalizados para outros fins.

Com essa empreitada de electrificação do "Triângulo dos Dembos” (municípios de Bula Atumba, Dembos e Pango Aluquém) e Nambuangongo, a província do Bengo que já tem dois municípios electrificados (Ambriz e Dande), contará com o fornecimento de energia hidroeléctrica nos 6 municípios.

 



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais