bengo.gov.ao
 
Província
21 Março de 2023 | 12h03

Duzentos milhões de dólares é valor anual do volume de negócios realizados entre Angola e Argentina.

Revelou em Caxito, o embaixador argentino, Alejandro Verdier.

O diplomata, que efeituou uma visita de trabalho à província do Bengo, referiu que a principal área de investimento argentino no país é a agricultura.
Alejandro Verdier demonstrou haver interesse da Argentina em investir na Zona Franca de Desenvolvimento da Barra do Dande (Bengo).
A propósito, revelou que a instalação da empresa argentina Arcor (especializada na elaboração de produtos alimentícios)  em 2022, na zona económica de Viana, despertou o interesse de outras empresas investirem em  Angola.

Destacou as potencialidades turísticas do Bengo, sobretudo da Barra do Dande, que possui um potencial de investimento que precisa de maior divulgação.
Durante a estadia na região, o diplomata visitou o Instituto Superior Politécnico do Bengo que, no seu entender, tem muito potencial que Angola precisa para a formação dos  jovens em agronegócio, uma área na qual a Argentina poderá cooperar.

"Temos muito para fazer juntos, não apenas no agronegócio, mas também na área da educação. Na Argentina as universidades públicas são gratuitas também para os estrangeiros, temos lá muitos angolanos a formarem-se,  mas  esperamos ter muitos mais,” sublinhou.
A governadora do Bengo, Maria Antónia Nelumba, frisou que Bengo é uma província eminentemente agrícola que já produz muito e tem que avançar para a industrialização.
Já a Argentina é uma potência eficiente na tecnologia e inovação que poderá de certa maneira ajudar o país nesse sentido, pontualizou.
Para além da visita a Escola Superior Pedagógica, o embaixador da Argentina, Alejandro Verdier, manteve um encontro com a governadora, Maria Antónia Nelumba, e visitou a empresa Angolaves.

A Escola Superior Pedagógica tem neste ano lectivos matriculados 2.200 estudantes, enquanto a empresa Angolaves  produz diariamente 90 mil ovos. CJ/IF



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais