bengo.gov.ao
 
Economia
01 Dezembro de 2022 | 12h12

Gestores públicos capacitados em matéria de facilidade de diálogo União Europeia-Angola

No sentido de aprofundar a troca regular de conhecimento

Gestores públicos e técnicos das províncias do Bengo e Uíge participaram de uma acção de capacitação sobre facilidade de diálogo entre a União Europeia e Angola, no âmbito do terceiro convite à apresentação de propostas, nessa terça-feira, 30 de Novembro de 2022, em Caxito, província do Bengo.

Contexto, objectivos e realizações da facilidade de diálogo, temas prioritários, parceiros elegíveis, tipologia de secções, prazos, montantes, modo de candidaturas assim como o apoio da assistência técnica aos proponentes, constam das matérias apreendidas pelos participantes nessa acção de formação.

A facilidade de diálogo entre a União Europeia e Angola, é um projecto financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento, que tem por finalidade apoiar acções promovidas por instituições angolanas e europeias, no sentido de aprofundar a troca regular de conhecimento e boas práticas nas áreas definidas pelo caminho conjunto Angola-União Europeia.

Essas áreas, segundo o Coordenador da equipa de assistência técnica da facilidade de diálogo da União Europeia, Bruno Carapinha, são a formação e educação, ciência e tecnologia, crescimento económico e desenvolvimento sustentável, sistema de transportes, energia, boa governação e direitos humanos, paz e segurança, sustentabilidade ambiental e mudanças climáticas que têm disponíveis para a formulação técnica e execução das propostas, 800 mil euros.

Durante a sessão de abertura o Vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Edson Cruz, que representou a Governadora Provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba, destacou a importância da acção formativa que em muito ajudará a melhorar os níveis de desempenho dos agentes da administração pública.

A cooperação entre Angola e a União Europeia (UE) tem mais de 30 anos de existência e já beneficiou Angola em mais de mil milhões de euros.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais