bengo.gov.ao
 
Sociedade
03 Novembro de 2022 | 12h11 - Actualizado em 29 Outubro de 2022

Governadora do Bengo apela a sã convivência social

No dia dos finados

".. É um dia de reflexão e lembrança daqueles que já partiram para a outra dimensão da vida e o comportamento social relativo a preservação dos locais de descanso eterno revela o quão importante é a moralização da sociedade, o respeito, a educação e as boas práticas de convivência social..." 

Pronunciamento da governadora provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba, no final da cerimónia de deposição da coroa de flores no busto do soldado desconhecido, por ocasião da celebração do "Dia dos Finados" ocorrida nessa quarta-feira, 2 de Novembro de 2022, no cemitério "Sumba Futa", na comuna das Mabubas, município do Dande.

O dia dos finados, 2 de Novembro, foi instituído no ano 998, ritual obrigatório para todos seguidores da ordem beneditina e é um dos mais importantes da tradição cristã católica que tem por objectivo principal relembrar e rezar pela alma daqueles que já se foram. A partir do século XII, o ritual popularizou-se e hoje, milhões de pessoas cumprem-no depositando flores, velas, visitas e limpeza nas lápides, bem como com orações e cânticos.

O acto foi encerrado com a oração "Pai Nosso", contida no livro de Mateus da bíblia sagrada, proferida pelo padre Ulisses Benjamim.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais