bengo.gov.ao
 
Saúde
31 Maio de 2022 | 10h05

Lançada no Bengo Campanha de Vacinação Contra a Raiva

Para imunizar 6.500 animais de companhia

A campanha que arrancou  no dia 30 de Maio de 2022, localidade do Musseque Quicoca, comuna da Barra do Dande, tem duas fases, decorrendo a primeira no município do Dande até 10 de Junho, com o envolvimento de 24 técnicos, sub-divididos em 8 brigadas, para vacinar 4.500 animais de companhia (maioritariamente cães, mas também gatos e macacos).

Estão montados para esse efeito três postos fixos: no Panguila, no gabinete provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas e nos serviços provinciais de Veterinária (no bairro Sassa Cária), para além dos postos móveis.

A segunda fase, de 16 a 26 de Junho, abrange os outros 5 municípios da província, nomeadamente Ambriz, Bula Atumba, Dembos, Nambuangongo e Pango Aluquém, com a previsão de vacinar 2 mil exemplares.

A governadora provincial do Bengo, Mara Quiosa, que testemunhou o início da campanha, alertou para "o perigo da raiva para a saúde pública humana, por ser uma doença letal - quando não se tomam as providências necessárias em tempo célere” - tendo apelado à colaboração da população, para facilitar o trabalho dos brigadistas e na "vigilância de possiveis casos de mordedura de um cão ou outro animal de estimação, dirigindo-se sem tardar a uma unidade sanitária”.

A responsável lamentou profundamente a morte recente no Dande, de um menino de 9 anos de idade, como resultado da mordedura por um cão contaminado com o vírus da raiva.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais