bengo.gov.ao
 
Sociedade
07 Dezembro de 2021 | 15h12

Mais de cem pessoas beneficiam de kits profissionais no Dande

Governadora Provincial do Bengo, Mara Quiosa fez saber que o grande objectivo deste programa é reduzir o índice de pobreza no seio da população.

Um total de 120 pessoas que frequentaram no município do Dande, província do Bengo, os cursos de corte- costura, serralharia, recauchutagem, mecânica, culinária e alfaiataria, beneficiaram Quarta-feira, 1 de Dezembro de 2021, de kits profissionais no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP).

Nesse número estão inclusos 28 ex-militares e 14 famílias vulneráveis, que receberam kits de moageira, e motorizadas de 3 rodas, com o objectivo de dar maior dinâmica aos projectos agrícolas nas cooperativas das localidades do Quicabo, Úcua, Mabubas, Barra do Dande e Caxito.

Em declarações à Imprensa a Governadora Provincial do Bengo, Mara Quiosa fez saber que o grande objectivo deste programa é reduzir o índice de pobreza no seio da população, "sendo isto feito através de trabalho, pois não podemos continuar a dar peixe sem ensinar a pescar”.

Mara Quiosa disse que com a entrega dos kits profissionais o governo pretende melhorar as condições de vida de cada um dos beneficiários, porque antes foram capacitadas no sentido de poderem gerir e assim dar emprego a outros que tanto necessitam.

Apelou aos beneficiários no sentido de cuidarem dos Kits, para que estes possam ter longa duração e assim terem a possibilidade de crescer e, adquirirem outros meios de trabalho, que reforcem a capacidade das suas micro e pequenas empresas.

Explicou que o Executivo Angolano, continua preocupado com a problemática da criação de emprego para as populações e, prova disso é que inúmeros concursos públicos têm estado a decorrer no país em geral e na província em particular.

Beneficiários prometem trabalhar

Os beneficiários da entrega de Kits prometeram trabalhar e dar emprego a outros no sentido de fazer com que mais pessoas tenham acesso ao programa de combate à pobreza. Ana Dias, uma das beneficiárias de Kit de corte e costura disse que "agora assim, vou mostrar tudo o que aprendi no curso e ter o meu próprio emprego e empregar outros”.

Ana Dias, de 22 anos de idade anunciou que vai montar o seu espaço na centralidade do Capari, uma vez que também vive naquela urbe, que ainda carece de alguns serviços.

Já a jovem Cecília da Conceição, de 19 anos, moradora do bairro Social (Caxito), que frequentou o curso de culinária e beneficiou de um kit, fez saber que vai montar o seu negócio no seu local de restauração.

Para Manuel Kissembe, de 53 anos de idade, um dos ex-militares que recebeu uma moto de 3 rodas (em nome da cooperativa Boa Vontade), fez saber que a mesma vai ajudar a escoar produtos como a batata-doce, mandioca, milho e outros, que possibilitam melhorar a renda de muitas famílias que fazem parte da agremiação.

O PIDLCP no município do Dande, segundo o Administrador Municipal Cândido Cadifete, já desembolsou 181.688.448,00 Kwanzas, o que corresponde a 58% da sua execução.

O Administrador confirmou que o programa acaba de beneficiar 472 famílias, incluindo jovens empreendedores, ex- militares, e famílias vulneráveis, criando empregos directos e indirectos, que contribuem na redução da fome e da pobreza.

Na mesma ocasião e no âmbito do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) a Administração Municipal do Dande recebeu um kit de saneamento básico, que contempla um camião cisterna, uma retroescavadora, uma dumper, uma carrinha de apoio e um tractor, para ajudar a melhorar a limpeza do município.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais