bengo.gov.ao
 
Cultura
21 Abril de 2022 | 15h04

Monumentos e sítios históricos carecem de reabilitação no Bengo

Sete monumentos e sítios históricos classificados pelo ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, na província do Bengo, necessitam de reabilitação urgente.

Cinco, de um total de sete monumentos e sítios históricos classificados pelo ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, na província do Bengo, necessitam de reabilitação urgente, afirmou Segunda-feira, em Caxito, o vice-governador provincial para o Sector Técnico e Infra-estruturas, Agostinho da Silva.

Trata-se dos monumentos localizados no município do Ambriz, nomeadamente "Fortaleza do Ambriz, Antiga Câmara Municipal, Casa do Escravos, Igreja de São José e a Zona histórica”, inventariados em 2004.

Ao intervir em alusão ao Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, assinalado a 18 de Abril, o governante referiu que a Igreja de Santa Ana e o Edifício do Chalé, no município do Dande, estão em bom estado de conservação, o que tem permitido a visita de turistas e estudantes.

De 1995 a 2011, foram catalogados na província um total de 107 locais históricos para cadastramento e classificação.

Referiu que a preservação dos monumentos e sítios históricos permite às gerações futuras manterem o contacto com a história do país, ao mesmo tempo que servem de locais de pesquisa para pesquisadores nacionais e estrangeiros.

O responsável do departamento da Cultura, Património Histórico e Comunidades Tradicionais, Augusto Sousa Elamba Sacova, sublinhou que a falta de financiamento tem dificultado a restauração de alguns locais históricos na província.

Este ano, a instituição prevê trabalhar com as administrações municipais e autoridades tradicionais na identificação de novos monumentos e locais históricos. 

* Com ANGOP



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais