bengo.gov.ao
 
Município
21 Março de 2022 | 11h03

Nambuangongo produz mais de mil metros cúbicos de madeira

Mil 125 metros cúbicos de madeira foram produzidas em 2021, no município de Nambuangongo, mais de 20 empresas que desenvolvem a actividade na localidade.

Sem adiantar a quantidade explorada no período homólogo anterior, o director do Gabinete de Comunicação Social da Administração Municipal do Nambuangongo, Óscar Manuel, informou que a  madeira produzida no município é preparada na localidade e transportada para o entreposto da madeira, de onde é enviada para diferentes locais.

Entre as áreas de  exploração de madeira no município do Nambuangongo constam as comunas de Zala, Muxaluando, Quicunzo, Quixico, Gombe, Canacassala e Cage Mazumbo.

O município tem 21 empresas de exploração registadas e apenas uma serração (situada a 56  quilómetros da sede municipal), que criou 10 postos de trabalho directos.

Na localidade, as empresas queixam-se da falta de apoios, principalmente em equipamentos (máquinas) e solicitam facilidades na abertura de créditos e na renovação das licenças.

Para o ano de 2022, a Direcção Municipal da Agricultura perspectiva um volume de produção acima de 15 mil metros cúbicos, caso receba os apoios referidos.

A província do Bengo tem um entreposto de fiscalização que recebe a madeira proveniente do Uíge, Zaire, Moxico, Cuando Cubango e Lunda Sul.

As principais espécies produzidas na província são moreira, kibaba, undianunu, munguba, mussive, girassonde mucusse, entre outras.

Angop



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais