bengo.gov.ao
 
Província
09 Março de 2023 | 11h03

OVERNADORA DO BENGO APELA AO EMPODERAMENTO DA MULHER

8 de Março dia Internacional da Mulher

Mulheres de vários segmentos sociais e profissionais na província do Bengo juntaram-se ontem , 8 de Março de 2023, em Caxito, para comemorar o Dia Internacional da Mulher, efeméride que tem origem na revolta de um grupo de mulheres, em 1911,nos Estados Unidos da América, contra as condições insalubres de trabalho e todo tipo de discriminação a que eram submetidas.

As comemorações da jornada que decorrem sob o lema "A Participação Activa das Mulheres nas Tecnologias de Informação, Rumo a Prosperidade Social”,neste ano, têm como objectivos entre outros, saudar e celebrar as conquistas e a participação das mulheres na educação digital visando o seu envolvimento nas novas tecnologias e na igualdade do género, mobilizar a sociedade para a participação activa nas acções previstas para a jornada, reflectir em torno de um maior envolvimento das mulheres e meninas nas tecnologias para o seu empoderamento e autonomia social.

O acto foi marcado por um encontro da Governadora Provincial com mulheres militares da 70ªBrigada de Infantaria Motorizada ea palestra temática sobre "A Participação da Mulher e Meninas nas Novas Tecnologias e Acesso a Educação Digital”, a feira de produção local e os momentos culturais proporcionados por artistas locais, conformaram o programa de celebração da data.

Na sua intervenção, a Governadora Provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba que presidiu o acto, exaltou as conquistas alcançadas e apelou ao empoderamento das mulheres "... a promoção da igualdade do género que é considerada a peça fundamental nas políticas de desenvolvimento sustentável vai nos permitir alcançar novas expectativas no contexto da África Austral e do mundo em geral.

 O empoderamento político, social e económico profissional e cultural das mulheres é a chave indispensável para que estas elevem o seu estatuto em todas as áreas do desenvolvimento no sentido de a pobreza, analfabetismo, a violência e o HIV deixarem de ter rosto feminino... É necessário aumentarmos a nossa participação nos domínios das ciências da computação, ciência espacial e da cibernética”.
O 8 de Março, instituído pelas Nações Unidas em 1975 como Dia Internacional da Mulher, é comemorado em mais de 100 países como um dia de protesto por direitos ou de celebração feminina.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais