bengo.gov.ao
 
Cultura
08 Novembro de 2022 | 09h11

Representante do Namibe, Emília Muteca vence vigésima sétima edição do concurso Variante 2022

O Ministro da Cultura e Turismo, Filipe Zau felicitou o júri e a Banda Movimento

Com 159 pontos atribuídos pelo jurado do concurso, a cantora Emília Supe Muteca, representante da província do Namibe que interpretou a canção "Africa”, ficou em primeiro lugar no Festival de Música Popular Angolana, "variante 2022”, realizado este ano, na sua 27º edição, nesta Sexta-Feira, 04 de Novembro de 2022, em Caxito, província do Bengo, em homenagem ao centenário de Agostinho Neto, numa organização do Ministério da Cultura e Turismo, através do gabinete provincial da Cultura, Turismo, juventude e Desporto do Bengo.


A artista do Namibe, com 21 anos de idade, arrebatou um prémio monetário de 1 milhão e quinhentos kwanzas. 


O trio União Família dos Dembos, um dos dois representantes da província Bengo, classificou-se em segundo lugar com 157 pontos, levando para casa a quantia de um milhão de kwanzas. 


No terceiro lugar, o júri do concurso elegeu Lolo Micael João, da província Uige, com 154 pontos, ganhando a soma de quinhentos mil kwanzas, num concurso que teve a participação de 19 concorrentes, representando as 18 províncias do pais (mais um concorrente para a província anfitriã). 


O Ministro da Cultura e Turismo, Filipe Zau que prestigiou o evento com sua presença felicitou o júri e a Banda Movimento (que acompanhou os correntes no palco), pelo trabalhou realizado. 


Filipe Zau reconheceu "a excelente organização da vigésima sétima edição do concurso de música popular angolana, Variante 2022 pela província do Bengo”, tendo para o efeito, homenageado a governadora provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba. 


A governadora provincial do Bengo, como anfitriã, augurou que a realização deste evento cultural em Caxito, venha a dar uma nova dinâmica ao turismo na província "porque a cultura e turismo andam juntos”, ressaltou.


Com a realização desta edição do Festival de Música Popular Angolana em Caxito, a província do Bengo acaba de acolher pela segunda vez o concurso da canção "Variante”.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais