bengo.gov.ao
 
Sociedade
17 Maio de 2022 | 10h05

Três mil lugares disponíveis no mercado do Panguila

O mercado do Panguila, no município do Dande, província do Bengo, tem uma taxa de ocupação abaixo de 50 por cento da sua capacidade.

Das 5.376 bancadas que o mercado possui,  com capacidade para albergar 8.248 vendedores, apenas estão ocupados 1.876 lugares.

Em declarações à ANGOP, a administradora do mercado do Panguila, Rosa Lopes, manifestou a sua inquietação com o pouco aproveitamento de espaços existentes no mercado.

Referiu que o mercado do Panguila tem lugares suficientes para os vendedores interessados a comercializar o seu produto, devendo os interessados se dirigir à administração local do mercado para o seu cadastramento.

Segundo Rosa Lopes, não há motivos das pessoas insistirem em vender fora do mercado ou na rua, visto que dispõe de espaços suficientes e com condições apropriadas.

Por outro lado, a gestora apelou às vendedoras que ainda não aderiram ao Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI), no sentido de se dirigirem ao mercado do Panguila, que é o único local onde está a decorrer o processo, para formalizarem a sua actividade comercial.

O mercado do Panguila comporta 5.376 bancadas, 200 armazéns, 144 lojas, 48 restaurantes, 36 câmaras frigoríficas, 112 bancos de pousos, 13 chafarizes, igual número de casas de banho.

O recinto comercial abriu as portas em Setembro de 2010 e conta igualmente com uma área administrativa, uma sala de reuniões, um posto policial, um espaço verde e instituições bancárias, que tem facilitado as transacções financeiras dos comerciantes. 

 O mercado dispõe ainda de um posto médico para atender eventuais casos de emergência que possam surgir com os feirantes, bem como um parque de estacionamento para mais de 400 viaturas.

ANGOP



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais