bengo.gov.ao
 
Economia
23 Setembro de 2021 | 15h09

Zona Franca de Desenvolvimento Integrado da Barra do Dande vai ter grande impacto no País

O Projecto da Zona Franca de Desenvolvimento Integrado da Barra do Dande (ZFDIBD) foi apresentado, Terça-feira 7 de Setembro, em Caxito, província do Bengo.

O Projecto da Zona Franca de Desenvolvimento Integrado da Barra do Dande (ZFDIBD) foi apresentado, Terça-feira 7 de Setembro, no Auditório General Foguetão, na localidade da Açucareira, em Caxito, município do Dande, província do Bengo, em Workshop realizado pelo respectivo grupo de trabalho multissectorial.

A área para a implantação do projecto da ZFDIBD localiza-se na Comuna da Barra do Dande, Município do Dande, Província do Bengo, na reserva fundiária do Estado, constituída ao abrigo do Decreto n.º 62/07, de 13 de Agosto, com 197.287 km2 e uma extensão de 76,46 Km. 

O projecto inclui a construção de Infra-estruturas portuárias adequadas para apoio à Zona Franca; a criação de Reservas Estratégicas Nacionais visando a segurança de combustíveis (com o terminal oceânico da SONANGOL),segurança alimentar e segurança energética (com as energias renováveis através da criação da fazenda solar); o desenvolvimento industrial, imobiliário e turístico da região; e a criação de uma Zona Franca, visando o desenvolvimento económico sustentável, referiu o consultor jurídico do projecto, Correia Bartolomeu. 

Entre os benefícios esperados da ZFDIBD - como infra-estrutura polivalente e faseada - consta o rápido desenvolvimento da região e do País, a criação de empregos em massa para as populações locais (quer na realização das obras, quer no âmbito da operacionalização do projecto), proporcionando uma melhoria da qualidade de vida das populações. 

O Administrador Municipal do Dande, Cândido Cadifete, na qualidade de anfitrião reconheceu o impacto que se espera do Projecto, em particular na oferta de emprego aos munícipes, contribuindo também para o desenvolvimento da província no seu todo.

O Vice-governador para o Sector Técnico e Infra-estruturas, Agostinho da Silva que em representação da Governadora Provincial do Bengo, Mara Quiosa, procedeu a abertura do certame, augurou uma célere e harmoniosa implantação do Projecto (com a salvaguarda dos aspectos económicos, sociais, jurídicos e ambientais), garantindo para efeito todo o apoio do Governo Provincial. 

Participaram no encontro deputados, representantes de partidos políticos, delegados e directores provinciais, responsáveis municipais, entidades religiosas e tradicionais e outros integrantes da sociedade civil.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais