bengo.gov.ao
 
Província
21 Outubro de 2024 | 13h10

BENGO ACOLHEU O ACTO CENTRAL DO DIA INTERNACIONAL DA RAPARIGA

O acto contou com raparigas de diferentes extratos sociais.

O Dia Internacional da Rapariga observa-se anualmente a 11 de Outubro, data instituída em 2011 pela Organização das Nações Unidas, com o objetivo de promover a proteção dos direitos das raparigas de todo o Mundo.

 A Província do Bengo acolheu a efeméride Sexta-feira, a 11 de Outubro, no Cine Caxito, município do Dande, sob o lema: "Elevando a voz das meninas, para o desenvolvimento sustentável”, uma cerimónia realizada pelo Ministério da Família e Promoção da Mulher através do Governo Provincial do Bengo.

 O acto que contou com raparigas de variados extratos sociais e estudantes a nível da província, foi marcado por palestras subordinadas aos temas: "Saúde Sexual Reprodutiva, Pobreza Menstrual e Planeamento Familiar Seguro”, " Iniciativas e Políticas Públicas para Evitar o Abandono Escolar da Rapariga”, " Empoeiramento da Rapariga na Comunidade, entre outros, que de forma iterativa as meninas apresentaram seus anseios e inquietações.

 Em representação a Governadora da Província, Maria Antónia Nelumba, o Vice-governador para o Sector Político, Social e Económico, José Francisco Bartolomeu Pedro, na qualidade de anfitrião, desejou boas vindas a Delegação do MASFAMU e a todos presentes, agradecendo pela província ter sido escolhida para albergar tão importante evento.

 A Secretária de Estado para a Família, Dra. Alcina Lopes Kindanda, em representação da Ministra da Família e Promoção da Mulher, Dra. Ana Paula Sacramento Neto, na seu discurso de abertura, reiterou o compromisso do MASFAMU de continuar a trabalhar para garantir para que todas as meninas tenham acesso as oportunidades que lhes permitam sonhar e concretizar os seus sonhos para o futuro.

 

Em outro momento, a Secretária de Estado, Dra. Alcina Kindanda, procedeu a inauguração da sala de aconselhamento familiar o GASFIG-Bengo, situada na Centralidade Teresa Afonso Gomes.

 

 

 

 

 

 

 

 




Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais