bengo.gov.ao
 
Província
10 Julho de 2024 | 11h07

BENGO/DÉCIMA EDIÇÃO DA FEIRA DA BANANA SUPEROU EXPECTATIVAS EM VARIEDADE DE PRODUTOS EXPOSTOS E VOLUME DE VENDA

Feira da Banana

A Decima edição da Feira da Banana de produção nacional organizada pelo Governo Provincial do Bengo, encerrou neste Sábado, 29 de Junho de 2024.

O acto de encerramento do certame que durou 4 dias, foi presidido pela Governadora Provincial, Maria Antónia Nelumba e foi testemunhado pelo Director Nacional da Economia e Fomento Empresarial do Ministério da Indústria e Comércio, Allan Varela, em representação do Ministro Rui Minguês, e do PCA do INAPEM, João Nkosi.

O certame que teve a participação de 368 expositores, entre grandes, pequenos expositores, associações de camponeses, cooperativas, Indústria, Comércio, recursos minerais e vários serviços, superou as expectativas em termos de variedade de produtos expostos e volume de venda que se cifrou em AKS 129.515.000,00.

Movimentou cerca de 500 toneladas de produtos diversos com maior realce na comercialização da banana, mandioca, batata-doce, bombó, inhame, abóbora, laranja, limão, maracujá, abacaxi, hortícolas, cana-de-açúcar e peixe seco.

O Acto do encerramento foi marcado pela premiação dos melhores expositores. Nas categorias mais importantes, o município do Nambuangongo foi o vencedor na categoria dos pequenos produtores, enquanto que a fazenda Novagrolíder venceu a categoria dos grandes produtores.

O Município do Ambriz arrebatou o prémio de melhor município em termos de stand, enquanto que na categoria da Indústria, a SINO ORD foi a melhor classificada.

Na feira onde todos participantes receberam certificados de participação, alguns expositores foram igualmente recompensados com certificados de mérito, nomeadamente o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), Fundo de Activo de Capital de Risco Angolano (FACRA), Fundo de Garantia de Crédito(FGC), Novagrolíder, Turiagro e Vida Frech.

A cerimónia de encerramento desta edição foi também marcada pela entrega do Selo Feito Em Angola a duas empresas sedeadas no Bengo, nomeadamente a AISCO e a Água Levita.

Na sua intervenção, a Governadora provincial, Maria Antónia Nelumba, manifestou-se satisfeita pelo êxito do evento e encorajou todos os participantes a trabalharem mais para superar os níveis da presente edição. 

O acto do encerramento foi prestigiado pela presença da Antiga líder da OMA, Luzia Inglês.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais