bengo.gov.ao
 
Província
10 Outubro de 2023 | 12h10

BENGO ELENCA PRIORIDADES DE INVESTIMENTO PÚBLICO PARA O PERÍODO 2024-2027.

Energia e a água, são as prioridades eleitas pelo Governo

As vias de comunicação, Energia e a água, são as prioridades eleitas pelo Governo Provincial do Bengo para o Investimento Público no período 2024- 2027, no âmbito do Plano de Desenvolvimento Nacional.

O referido Plano foi apresentado ao Conselho Provincial de Auscultação da Comunidade, realizado  Quarta-feira , 4 de Outubro de 2023, no auditório General Foguetão, na localidade da Açucareira, em Caxito.

No campo geral, a província projectou no âmbito do PIIM, para o período em referência 290 acções, das quais 132 são da responsabilidade do governo provincial.

Para o exercício económico 2024, 17 projectos estão distribuídos pelos sectores das vias de comunicação, energia e água.

De referir, que o Plano de Desenvolvimento Nacional 2023 2027 está estruturado em 7 eixos, nomeadamente a consolidação da paz e estado democrático, reforma do estado, promoção do desenvolvimento equilibrado e harmonioso do território, promoção do capital humano, a redução das desigualdades sociais, erradicação da fome, a diversificação da economia, entre outros.

Para materializar esse Plano Nacional existem vários programas entre os quais o Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), Plano Integrado de Desenvolvimento Local e Combate a Pobreza(PIDLCP), Orçamento do Munícipe (OM), Programas de Apoio à Produção, Diversificação das Importações e Substituição das Importações (PRODESI), e KWENDA.

Nesta sessão do conselho, foi apresentado o balanço destes programas e no domínio do Prodesi , a nível do Programa de Apoio ao Crédito (PAC), a província inscreveu 216 processos, dos quais 100 foram aprovados e 73 desembolsados com um valor de 3.153.469,003,00 de kwanzas , enquanto no Programa de Reconversão da Economia Informal ( PREI) 8.000 agentes económicos foram convertidos.

No Projecto de Apoio aos Operadores de Transporte de Mercadorias do Comércio Rural, a província beneficiou de 20 viaturas e transportou 1.525 toneladas de produtos diversos.
 
Quanto ao Programa de Fortalecimento da Protecção Social (KWENDA), a província cadastro 17.026 agregados familiares dos quais 13.670 beneficiarem já em três municípios Bula Atumba, Dembos e Nambuangongo.

No passado dia 02 de Outubro de 2023, foi lançado o programa no município do Ambriz, com início para os trabalhos de adestramento dos agregados.
A sessão do Conselho Provincial de Auscultação que reúne 3 vezes ao ano, foi presidida pela Governadora Provincial Maria Antónia Nelumba.

















Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais