bengo.gov.ao
 
Província
05 Janeiro de 2024 | 09h01

BENGO/MESA REDONDA MARCA CELEBRAÇÃO DO DIA DOS MÁRTIRES DA REPRESSÃO COLONIAL

Para relembrar a sociedade da repressão colonial

Angola comemora a 04 de Janeiro a memória dos Mártires da repressão colonial, em 1961, na localidade de Baixa de Cassanje, em Malanje.  

Para assinalar a data, o Governo Provincial do Bengo, através do Gabinete Provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, promoveu nesta Quinta-feira, em colaboração com a emissora provincial da Rádio Nacional (RNA), a Rádio Bengo, no largo 10 de Dezembro, em Caxito, uma mesa redonda, sob lema” Com o Espirito do 04 de Fevereiro, Antigos Combatentes Unidos Para o Desenvolvimento de Angola”.

A mesa redonda serviu para relembrar a sociedade e levar ao conhecimento das novas gerações os acontecimentos da Baixa de Cassanje a 04 de Janeiro de 1961, que desencadearam à luta de libertação Nacional e culminaram a Independência Nacional, referiu o Director do Gabinete Provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Óscar Bangula.

Participaram da conversa que decorreu diante de uma plateia composta maioritariamente por antigos combatentes, os senhores Aguiar dos Santos, Eugénia Mateus, Luciano Chila, Sebastião Kiambaxi (represente da FNLA). 

Durante a conversa, onde os participantes levaram os presentes e os ouvintes a uma viagem as memorias do passado, Óscar Bangula apelou os antigos combatentes a se manter unidos, continuar a dar o seu contributo para o desenvolvimento do Pais, organizando-se em cooperativas produtivas para garantir a sustentabilidade e contribuir no desenvolvimento do país.

No capítulo produtivo, a província controla 18 cooperativas nos ramos da agricultura, pecuária e pesca, informou o responsável.

Óscar Bangula reafirmou na ocasião o apoio aos antigos combatentes, viúvas e órfãs dos antigos combatentes.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais