bengo.gov.ao
 
Província
09 Maio de 2024 | 13h05

BENGO REALIZA PRIMEIRO FÓRUM ACADÉMICO DA PROVÍNCIA

Bons Alunos no Ensino Geral

Com o objectivo de Promover um Ensino de qualidade com reflexos nos exames nacionais de acesso ao Ensino Superior Pedagógico e os específicos, numa parceria entre o Governo Provincial do Bengo e a Escola Superior Pedagógica do Bengo (ESP-Bengo), realizou-se  quinta-feira, 9 de Maio de 2024, em Caxito, o Primeiro Fórum Académico Provincial do Bengo.

O fórum que decorreu sob lema "Bons alunos no ensino geral, bons futuros professores na formação inicial, desenvolvimento sustentável da Província" contou com a dissertação de temas como:
1° - Um olhar sobre o Ensino da Matemática e da Informática nas Escolas do Ensino secundário da Provincia;
2° - Reflexos do Ensino da Língua Portuguesa nos cursos de não especialidade nas Escolas do Ensino secundário da província;
3° - Controvérsia sobre o Ensino da História nas Escolas do Ensino secundário da Provincia versos exames nacionais de acesso ao Ensino superior.
Depois de apresentados os objectivos gerais e específicos da realização do Fórum pela Directora Geral da ESP-Bengo, Teresa Manuela da Costa, o Vice-Governador para Sector Político, Social e Económico, José Francisco Bartolomeu Pedro, em representação da Governadora Provincial, Maria Antónia Nelumba, procedeu ao discurso de abertura.

Na sua abordagem, o governante disse que "nos últimos cinco anos, o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, tem vindo a desenvolver várias reformas, muitas delas ganharam maior visibilidade e força, como é o caso da introdução dos Exames Nacionais para o acesso ao Ensino Superior nos cursos de formação inicial de professores e educadores de infância.

Fazendo um balanço do processo geral dos exames de acesso ao Ensino Superior, particularmente na ESP-Bengo nos últimos três anos, os resultados são assustadores e inspiram cuidados intensivos, na medida em que se verifica um declínio acentuado de candidaturas, não por falta de interessados, mas por falta de requisitos da média doze. Por outro lado, verifica-se um elevado número de reprovações nos exames, sobretudo nas disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa e História, contribuindo assim para o não preenchimento total das vagas aprovadas e disponibilizadas pelo Ministério de tutela.
 
Neste contexto, referiu que, para se evitar tais situações, a Escola Superior Pedagógica do Bengo, no âmbito das atribuições a si acometidas, organiza a primeira edição do Fórum Académico Provincial, visando promover uma discussão séria e responsável, em busca de teorias, caminhos e soluções práticas, a curto, médio e longo prazo para inverter a actual situação dos resultados e candidaturas nos Exames de acesso ao Ensino Superior nesta instituição".


Participaram do evento membros do Governo Provincial do Bengo; Directores Gerais das Instituições de Ensino Superior Públicas e Privadas; Autoridades e Entidades Religiosas; Docentes Universitários; Estudantes e Distintos Convidados.






Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais