bengo.gov.ao
 
Província
08 Outubro de 2024 | 09h10

BENGO REALIZOU A DÉCIMA SEGUNDA EDIÇÃO DO PRÊMIO PROVINCIAL DE JORNALISMO

A cerimónia teve lugar no Auditório General Foguetão

O Governo Provincial do Bengo, através do Gabinete de Comunicação Social, realizou este ano a décima segunda edição do Prémio Provincial de Jornalismo/Bengo 2023.

O acto de premiação da referida edição decorreu Quinta-feira, 03 de Outubro, no Auditório General Foguetão, em Caxito, numa cerimónia prestigiada com a presença da Governadora Provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba.

De referir que o prémio instituído em 2009, pelo Governo Provincial do Bengo, visa valorizar, incentivar e promover a competência profissional, distinguindo e premiando a qualidade, a criatividade e a oportunidade das matérias dos jornalistas que trabalham na província do Bengo.

Os grandes vencedores desta edição do concurso foram, na categoria de Imprensa, o jornalista Edvaldo Lemos, das Edições Novembro, na categoria de Rádio é vencedor o jornalista Anastácio Simão, da Rádio Bengo, e na categoria de Televisão, o júri atribuiu o prémio ao jornalista Júdice Samaándo, da TPA.

Além dos prémios principais, o Júri liderado pelo Sr. Luís de Faria Caquenda, atribuiu menções honrosas para seis jornalistas nomeadamente, na categoria de imprensa, Guimarães da Silva e Edvaldo Lemos, ambos das Edições Novembro; na categoria de rádio, os jornalistas da Rádio Bengo, Vladimiro Afonso e Anastácio Simão; na categoria de televisão, as menções honrosas foram atribuídas aos jornalistas da TPA, Suzana Pedro e Júdice Samaándo.

Na ocasião, a Governadora Provincial, Maria Nelumba, começou a sua intervenção felicitando todos concorrentes e os premiados e referiu que, "o exercício do jornalismo é um sacerdócio da verdade, de isenção, do rigor, da imparcialidade e da pluralidade informativa. Estes são os princípios que devem balizar o dia-a-dia dos jornalistas na perspectiva da sua credibilidade junto dos leitores, ouvintes e telespectadores". 

No final da sua intervenção, Maria Nelumba, lançou aos jornalistas, um repto no sentido de realizarem com mais frequência reportagens que mostrem o real potencial da Província do Bengo nos mais diversos sectores com principal destaque ao desenvolvimento económico e social, nomeadamente na agricultura, pesca e indústria salineira, cultura, no desporto e turismo.

Participaram da cerimónia, os Vice-governadores para o Sector Político e Social e Económico, José Francisco Bartolomeu Pedro e dos Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Edson Cruz, membros do Governo, jornalistas, líderes do associativismo juvenil e distintos convidados.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais