bengo.gov.ao
 
Sociedade
25 Abril de 2023 | 12h04

Carteira global de projectos na província do Bengo com 50 projectos executados e inaugurados

Conselho Provincial de Auscultação das Comunidades no Bengo

Foram os dados avançados Quinta-feira, 20 de Abril de 2023, na Primeira Sessão Ordinária do Conselho Provincial de Auscultação das Comunidades no Bengo, no auditório do Instituto de Segurança Social das Forças Armadas Angolanas, em Caxito, orientado pela Governadora Provincial, Maria Antónia Nelumba.

O encontro permitiu informar os presentes sobre o Balanço de Execução dos Projectos de Investimento Público do ano de 2022 e apresentar o Orçamento Geral do Estado, para o exercício económico 2023 bem como a carteira de projectos para o mesmo ano.

A província do Bengo tem uma carteira global de 122 projectos, 115 de execução exclusiva do governo provincial e das administrações municipais e 7 projectos de departamentos ministeriais. Foram concluídos e inaugurados 50 projectos, cerca de 48 estão em curso num ritmo acelerado e 16 paralisados por questões burocráticas de ordem documental.

Foi aprovado para o governo da província do Bengo o Orçamento Geral do Estado para o exercício económico 2023 na ordem de 63 mil milhões de kwanzas que serão repartidos para todas unidades orçamentais e órgãos dependentes que compõe o governo da província para as despesas para aquisição de bens e serviços.
Os participantes apreciaram igualmente a apresentação dos programas de desenvolvimento local, combate a pobreza, orçamento do munícipe e o balanço sobre o orçamento participativo 2022 e os projectos a serem implementados em 2023 pelas administrações municipais.

O ponto de situação dos projectos socioeconómicos da agricultura, pecuária e pescas na província mostrou que 147 mil famílias beneficiaram dos programas de produção agrícola no período de 5 anos com entrega de alguns inputs. O mesmo programa permitiu já a entregues 60 toneladas de sementes diversas e 280 toneladas de fertilizante estão a ser comercializadas.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais