bengo.gov.ao
 
Província
15 Janeiro de 2024 | 11h01

EMBAIXADOR DA TURQUIA EM ANGOLA ENTREGOU BENS AGRÍCOLAS A COMUNIDADE DE CABUNGO NO MUNICÍPIO DO DANDE

Acto de solidariedade

O Embaixador da Turquia acreditado em Angola, Ufuk Ekici, entregou Quinta-feira, 11 de Janeiro de 2024, sementes hortícolas e fertilizantes a 150 famílias na Aldeia de Cabungo, município do Dande.

O Diplomata depois de ter sido recebido em audiência pela Governadora da Província do Bengo, Maria Antónia Nelumba, na sede do governo, seguiu com a sua comissão de trabalho e membros do governo para o acto de solidariedade e apoio ao desenvolvimento agrícola naquela parcela de terra do Bengo, que reforçou os laços de amizade e cooperação entre os dois países, Angola e Turquia.

Em geral 29 famílias receberam sementes sem adubo e 121 famílias beneficiaram de 10 kilos de adubo, 10 kilos de amônia, 300 gramas de semente de repolho e 100 gramas de sementes de tomate, para maximizar a agricultura familiar para consumo e comercialização bem como arrecadação de receitas próprias.

 O evento foi acompanhado de um gesto simbólico de gratidão entre o Embaixador Ufuk Ekici e a Governadora Maria Antónia Nelumba que trocaram diplomas de mérito.

Na sua intervenção, Ufuk Ekici, garantiu que outras iniciativas em vários segmentos serão desenvolvidas em Angola, principalmente nas comunidades, nas famílias mais vulneráveis.

Maria Antónia Nelumba, manifestou satisfação agradecendo a presença do diplomata na província com o nobre gesto e apelou a comunidade que trabalhe arduamente com os bens recebidos para potencializar a agricultura e arrecadar receitas para melhorar o nível de vida.

O dia também foi reservado para uma visita a Fazenda WEMBO, que com 30 hectares de terra cultivadas e 60 trabalhadores fixos, produziu 1.200 caixas de tomate e 20 toneladas de milho, 1.000 sacos de beringelas por semana e trimestralmente 90 toneladas de cebola.

Importa referir que a actividade foi projectada pela ONG angolana A VIDA , que prometeu levar este tipo de apoios a outras províncias como garantiu o seu presidente Moustafha Capupuete.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais