bengo.gov.ao
 
Província
04 Março de 2024 | 10h03

EMBAIXADORES DE CABO VERDE E GUINÉ BISSAU VISITAM O BENGO

Os dois diplomatas foram recebidos em audiência

No quadro dos preparativos das festividades referentes ao centenário de Amílcar Cabral, que se assinala neste ano, os Embaixadores de Cabo Verde e da Guine Bissau, acreditados em Angola, respectivamente, Júlio de Morais e Apolinário Mendes de Carvalho (Guiné visitaram Sábado, 02 de Março de 2024, a província do Bengo, em especial a cidade de Caxito e o bairro da Açucareira.

Neste bairro Amílcar Cabral trabalhou como engenheiro na então fábrica de açúcar Tentativa e passou uma parte da sua vida, localidade que em princípio fará parte do roteiro das referidas festividades, em Angola.

A sua chegada em Caxito, os dois diplomatas foram recebidos, em audiência, na sede do Governo, pela Governadora Provincial, Maria Antónia Nelumba.

Depois da audiência, os embaixadores depositaram uma coroa de flores e inclinaram-se perante o Busto do saudoso Doutor António Agostinho Neto, no jardim da Açucareira.

Na sequência, em companhia do Vice- governador para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Edson Cruz e alguns membros do governo local, a comitiva visitou alguns pontos turísticos em Caxito, nomeadamente a estátua do Jacacré Bagão e o Açude, no Sassa Povoação e a centralidade Teresa Afonso Gomes.

De seguida a comitiva manteve, na açucareira, no local onde residiu Amílcar Cabral, um encontro com alguns membros da comunidade cabo-verdiana. 

Já na parte final da visita o Embaixador de Cabo Verde, visitou o ancião de origem cabo-verdiana, Arlindo Jorge Semedo Vieira, de 84 anos de idade que chegou na açucareira em 1952 e conheceu, tanto ele quanto outros cidadãos cabo-verdianos aqui residentes, pessoalmente Amílcar Cabral.

Amílcar Cabral é considerado o pai das independências de Cabo-Verde e Guiné-bissau.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais