bengo.gov.ao
Município
13 Outubro de 2022 | 13h10

Governadora exorta juventude a fomentar emprego com criação de cooperativas multidisciplinares

Conselho municipal de auscultação das comunidades do Dande

A governadora provincial do Bengo Maria Antónia Nelumba exortou a juventude no sentido de criar cooperativas com o objectivo de fomentar o emprego nessa quarta-feira, 12 de Outubro de 2022, em Caxito, município do Dande, quando intervia na reunião com o conselho municipal de auscultação das comunidades.
"… Muitos jovens frequentaram cursos nos centros de formação profissional aqui existentes, adquiriram competências. Temos de juntar esses jovens em cooperativas e formar pequenas e micro-empresas para se ocuparem das pequenas empreitadas locais…” – pronunciamento da governadora provincial.

Fornecimento de água potável, expansão da rede eléctrica domiciliar, transporte público, saúde, educação, habitação, melhoria das vias terciárias e emprego são as preocupações das comunidades e das autoridades tradicionais ouvidas em encontro separado.

Concluído o périplo pelos seis municípios, com a realização da visita ao município do Dande, a governante ao fazer o balanço geral considerou os problemas da educação, saúde, energia eléctrica, água e saneamento básico como sendo as principais prioridades sem se esquecer do factor humano. Por outro lado, garantiu que as tarefas que estão ao alcance da execução local, vão já arrancar noutros casos, prosseguir e depois equacionar aqueles que merecem ainda a elaboração de projectos. 

O município do Dande é o mais populoso com 65 porcento da população total da provincia do Bengo estimada em mais de 295 mil habitantes, distribuídos pelos 7.364 quilómetros quadrados de extensão territorial, 5 comunas (Caxito, Barra do Dande, Mabubas, Quicabo e Úcua) e 156 povoações.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais