bengo.gov.ao
 
Província
10 Outubro de 2023 | 13h10

JANELA ÚNICA DE INVESTIMENTO APRESENTADA NO BENGO

Visita de trabalho

O presidente do Conselho de Administração da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX), Lelo Francisco, efectuou na segunda-feira, 9 de Outubro de 2023, uma visita de trabalho à província do Bengo, para explicar a Janela Única de Investimento (JUI) e suas facilidades.

O responsável que se fez acompanhar do administrador da referida agência, José Chijamba, foi recebido em audiência, na sede do governo, pela Governadora Provincial Maria Antónia Nelumba.

De seguida, Lelo Francisco animou um seminário sobre a Janela Única de Investimento e suas facilidades, dirigido aos membros da administração local no auditório General Foguetão, num acto presidido pelo Vice-Governador para o Sector Político, Social e Económico, José Francisco Bartolomeu Pedro, em representação da Governadora Provincial Maria Antónia Nelumba.

Na sua prelecção, o PCA da AIPEX explicou que a JUI é uma plataforma digital que serve para automatizar o processo de tramitação das propostas de investimento privado e a interacção entre investidores e os órgãos da administração pública.

O responsável referiu que com criação da Janela Única de Investimento (JUI) através do Decreto Presidencial 167/20 de 15 Junho, a AIPEX passou a ser o único ponto de contacto com os investidores, intermediando as solicitações de licenças e autorização dos órgãos da administração pública.

A plataforma permite entre outros benefícios, ao investidor, submeter a sua proposta à qualquer ponto do globo, acompanhar o progresso da sua candidatura, ser notificado e efectuar a correcção da sua candidatura e aceder aos serviços disponibilizados pela AIPEX.

Na sequência, a delegação da AIPEX visitou dois projectos investimento privado de grande dimensão na localidade da Barra do Dande, nomeadamente a SINO ORD Parque Industrial e ADA (Aceria de Angola).

A SINO ORD com cerca de 1.800 funcionários, maioritariamente angolanos, produz diariamente cerca de 80 mil metros quadrados de mosaicos e azulejos.

A unidade que produz também o papel, matéria-prima para o fabrico do cartão, pretende crescer com a produção de porcelana, fraldas descartáveis, máscaras cirúrgicas e de alumínio, com a previsão de atingir com esse incremento cerca de 22 mil empregos e um investimento adicional de aproximadamente 50 milhões de dólares americanos.

A Aceria de Angola emprega actualmente cerca de 400 trabalhadores e tem uma produção anual que ronda as 300 mil toneladas de aço e seus derivados.

O Vice-Governador José Francisco Bartolomeu nas suas palavras de circunstância recomendou aos participantes, atenção, apreensão e alinhamento com a AIPEX com o fim de atrair mais investimentos para a nossa província.

Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações tem como papel promover e atrair o investimento privado; promover as exportações e internacionalização das empresas nacionais.







Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais