bengo.gov.ao
 
Município
22 Dezembro de 2022 | 11h12

Lançado no Bengo projecto de reforço da resiliência agrícola

Este projecto prevê implantar numa primeira fase, 154 escolas de campo em toda província

A região da Kissomeira, situada na comuna da Barra do Dande, município do Dande, com mais de 9 mil habitantes, acolheu, na cooperativa Kissomeira, o acto de lançamento do projecto de reforço da resiliência dos agricultores familiares, segunda-feira, 19 de Dezembro de 2022.

O referido projecto apoiado pela agência francesa de desenvolvimento (AFD) e o fundo internacional de desenvolvimento agrícola (FIDA), prevê implantar numa primeira fase, 154 escolas de campo em toda província, e num período de 6 anos, criar 668 escolas, distribuídas pelos municípios contemplados nomeadamente, Dande, Nambuangongo, Pango Aluquém e Dembos contando para esse efeito, com 31 técnicos facilitadores.

A cooperativa Kissomeira, congrega 2.892 associados, destes 1.150 são homens e 1.742 mulheres. Possui uma área produtiva de 10 mil hectares dos quais 8.150 estão preparados para a presente campanha agrícola com perspectiva de colher 1,2 toneladas de milho por hectar.

A Governadora Provincial do Bengo Maria Antónia Nelumba, que presidiu o acto, procedeu a entrega formal de sementes de feijão, milho e tomate e encorajou os agricultores sobretudo as mulheres por serem franja maioritária da população "a tirarem proveito das escolas de campo convista a melhorar a prática agrícola e o consequente aumento da quantidade e qualidade da produção, para desse modo poderem contribuir para a reconstrução e desenvolvimento de Angola."



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais