bengo.gov.ao
 
Economia
07 Setembro de 2021 | 13h09

Melhorada a electrificação da vila de Muxaluando

Governadora provincial Mara Quiosa accionou o botão para dar início ao fornecimento de energia eléctrica da Vila de Muxaluando.

Segunda-feira, 02 de Agosto, a governadora provincial Mara Quiosa accionou o botão para dar início ao fornecimento de energia eléctrica da nova Rede Pública da Vila de Muxaluando, com uma capacidade instalada de 560 KVA.

A Obra foi realizada no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), com a instalação, numa primeira fase, de 127 postes de iluminação pública (107 na vila e 20 na aldeia do Hungo) dos 160 previstos e feitas 300 ligações domiciliares, executada pela Griner Engenharia, SA, no valor de 246.838.925,85 e fiscalizada pela Sintec-Fiscalização e Consultoria, num contrato que ronda os 13 milhões de Kwanzas.

Mara Quiosa referiu que a empreitada com benefícios incalculáveis, vem trazer uma nova dinâmica à vida de Muxaluando, maior garantia de segurança pública e possibilidade de conservação de produtos perecíveis, bem como a redução de custos individuais inerentes a fontes alternativas de energia e não só.

Rosa Palmira, dona de casa, agradeceu o Executivo por esse bem, agora a disposição da população e também pelo fornecimento de água potável a vila, exortando o Governo a continuar a trabalhar, olhando agora para a situação da asfaltagem da estrada.

Lambia Seme e Teresa Alberta Alfredo, duas vendedoras e donas de roulottes, manifestaram a sua satisfação e comprometeram-se em pagar o seu consumo, tendo apelado para que se estenda o horário de ligação da rede das 18H00 às 06h00 para permitir maior conservação de produtos.

No mesmo dia, a governadora testemunhou a consignação da obra de reabilitação, ampliação e apetrechamento da Administração Municipal de Nambuangongo, a cargo da empresa Escolha Certa, Imobiliário, Comércio e Serviços, Lda, com custo de 296.864.290,61 Kwanzas, com uma duração de 6 meses, e fiscalizada pela Sintec, por 18.835.620,60 kwanzas.

Essa empreitada é o 57º projecto a arrancar na província, dos 74 em carteira no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) e consta dos 6 projectos do PIIM de subordinação directa do Governo Provincial.

De acordo com o vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Agostinho da Silva, a obra enquadrada no âmbito do aumento da capacidade institucional e criação de condições para as futuras estruturas autárquicas, será executada numa área bruta de 1000 metros quadrados e terá uma área coberta de 700 metros quadrados, com vários compartimentos como auditório, gabinetes, secretaria, entre outros.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais