Pelo sétimo ano consecutivo, Angola participa da Semana Mundial do Espaço e, pela primeira vez, estarão ocorrendo actividades em todo o país de 04 à 10 de Outubro, sob o lema: O Espaço e Alterações Climáticas, afim de apresentar como a tecnologia espacial é utilizada para fazer frente a este fenómeno.
A província do Bengo comemorou a efeméride com um ciclo de palestras, segunda-feira, 07 de Outubro de 2024, no Instituto Superior Politécnico do Bengo (ISPB), em Caxito, com estudantes do ISPB e de Geo-História da Escola de Magistério do Kimamuenho.
Os estudantes apreciaram as palestras subordinadas às temas: "A Tecnologia Espacial como Solução na Agricultura de Precisão”; "O Espaço”; e "As Alterações Climáticas”, ministradas pelo Coordenador do Programa Espacial Nacional, do Gabinete de Gestão de Programa Espacial Nacional afecto ao Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Lumonansoni André.
Em representação da Governadora Provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba, presidiu o acto de abertura, a Directora Provincial dos Registros e Modernização Administrava, Elizabeth Lima, que na sua intervenção pontuou que, a agricultura de precisão tem sido impulsionada por avanços das tecnologias espaciais, o que representa uma verdadeira revolução no modo como se produz alimentos.
"Por meio de satélites, drones e sistemas de georreferenciamento, os agricultores agora podem monitorar com precisão o estado de suas culturas, qualidade do solo e a necessidade de irrigação ou fertilizantes, tudo em tempo real. Essa prática, não apenas aumenta a produtividade, mas também minimiza o uso de recursos, como água e insumos químicos, contribuindo para uma agricultura mais sustentável e ambientalmente responsável”, realçou a Directora Elizabeth Lima.
Prestigiaram o evento membros do governo, o quadro administrativo e docente do ISPB e professores do Magistério do Kimamuenho.
De relembrar que comemora-se internacionalmente a Semana Mundial do Espaço (WSW, da sigla em inglês), uma data estabelecida pelas Nações Unidas com o objectivo de celebrar o contributo da ciência e da tecnologia espacial para o melhoramento da condição humana.