bengo.gov.ao
 
Província
23 Maio de 2022 | 12h05

PAPE gera mais de mil empregos no Bengo

As micros e pequenas empresas (MPE) geraram 92 novos postos de trabalho nas áreas de prestação de serviços, comércio e oficinas profissionais.

Mil 389 postos de trabalho foram criados a nível da província do Bengo, desde 2019 até presente a data, no âmbito do Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE), deu a conhecer nesta sexta-feira, em Caxito, o chefe dos serviços provinciais do INEFOP, Agnaldo Chumbo.

Em declarações à Angop, o responsável informou que deste número de postos de trabalho, 1.086 foram criados através do fomento ao auto-emprego, com a entrega de 331 kits profissionais de avaliação, certificação de competências e de estágios profissionais, enquanto os 303 empregos são dos projectos de concessão de micro-crédito.

O responsável explicou que os postos de trabalho, resultante dos kits profissionais, foram criados nos municípios do Ambriz 134, Bula Atumba (49), Dande (600), Dembos, (99), Nambuangongo, (168) e Pango Aluquém (36).

No domínio do micro-crédito, foram criados 15 empregos no Ambriz, 69 no Bula Atumba, 192 no Dande e 27 em Nambuangongo.

Foram ainda inscritos 125 candidatos em estágios profissionais, dos quais 111 beneficiaram de estágio nas empresas Petromar (100 candidatos), Pan-China, (9) e ENDE (2).  

O gerente da empresa Jovani-Correia, Luís António, explicou que com a expansão de serviços nas áreas de construção civil e do saneamento básico, foram criados mais 50 postos de trabalho, directos e indirectos.

O proprietário da empresa vocacionada ao comércio, "Super Nzumba”, Alberto Massukama, afirmou que a melhoria de qualidade da sua infra-estrutura, colocada na rua de Lama, Caxito, permitiu criar mais quatro postos de trabalho, perfazendo no total 10.

ANGOP



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais