bengo.gov.ao
 
Economia
21 Abril de 2022 | 15h04

PREI disponibiliza mais de AKZ 100 milhões no Bengo

Na província do Bengo o programa prevê formalizar dez mil agentes vendedoras e comerciantes do mercado informal para o formal.

Cento e dez milhões de kwanzas destinados ao micro-crédito, na província do Bengo, foram disponibilizados pelo Executivo angolano para a segunda fase de expansão do Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI), informou nesta terça-feira, em Caxito, a secretária de Estado para Economia, Dalva Ringote.

Na província do Bengo o programa prevê formalizar dez mil agentes (vendedoras e comerciantes) do mercado informal para o formal, referiu a responsável no acto de lançamento do PREI na região.

O Bengo é potencialmente rico no sector agrícola, tem terras férteis e uma classe empresarial jovem e forte que tem merecido uma atenção especial do governo, disse.

Lembrou que o PREI é um programa que surgiu não só para os empresários que actuam na informalidade, mas também para as famílias nas comunidades que comercializam os seus produtos e necessitam de garantir os negócios e gerar rendas.

O secretário de Estado da Educação para o Ensino Secundário, Gildo Matias, ressaltou que o programa pretende valorizar as pessoas que praticam a actividade económica, dando segurança e formação com aulas de alfabetização e inserção no Instituto da Segurança Social, de forma a garantir o futuro destes agentes.

O Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI) abre portas aos empreendedores, capacitando-os com matérias ligadas à gestão de micro-negócios e dá acesso ao sistema de pagamentos digitais por telemóvel, sublinhou.

Ao intervir no acto, que decorreu no mercado do Panguila, a governadora provincial, Mara Quiosa, pediu às vendedoras para se documentarem, de forma a saírem do comércio informal para o formal

Explicou que o programa contempla também a atribuição de crédito e do bilhete de identidade e constitui uma das valências promovidas pelo Executivo para melhorar as condições de trabalho e de negócios das comunidades.

No Bengo, o processo de formalização terá duração de um mês, com o apoio de brigadistas e serviços do INAPEM, do INSS, da AGT, da banca e do Registo e Identificação Civil,

Ontem, foram entregues, de forma simbólica, quatro cartões aos primeiros agentes beneficiários, que na ocasião manifestaram a sua satisfação e apelaram aos demais para aderirem a iniciativa.

Para informações sobre o PREI e sensibilização das comunidades teve igualmente lugar um encontro com operadores económicos locais, autoridades tradicionais e autoridades eclesiásticas, no Auditório General Foguetão, na localidade da Açucareira, município do Dande.

O PREI é uma iniciativa do Governo de Angola levada a cabo por uma comissão multissectorial coordenada pelo Ministério da Economia e Planeamento, com o apoio orçamental da União Europeia e assistência técnica do PNUD.

*Com a ANGO



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais