bengo.gov.ao
 
Província
06 Maio de 2022 | 12h05

Projecto comunitário “Minha água, minha vida” lançado no Bengo

Sistema inovador para melhorar a qualidade da água nas zonas rurais e a higiene em comunidades rurais carenciadas

Um projecto comunitário denominado "Minha água, minha vida” que visa instalar biofiltros de água nas comunidades, foi lançado, nesta quinta-feira, na localidade dos Paranhos, município do Dande, província do Bengo, pela ONG "Química Verde” em parceria com a Embaixada de França em Angola.

O projecto tem por objectivo garantir que as crianças, os jovens e suas famílias tenham acesso à água, higiene e saneamento básico adequado.

Pretende-se com esta iniciativa melhorar a qualidade da água e a higiene em comunidades rurais carenciadas, que muitas vezes recorrem a água de poços, águas paradas ou lagoas para o seu abastecimento.

Ao intervir no acto de lançamento, a secretária de Estado para o Ambiente, Paula Coelho, afirmou que o projecto insere-se nos Decretos 138 e 140/20, sobre questões ligadas ao programa de qualidade ambiental, na vertente água (recursos hídricos), e sobre o saneamento comunitário.

O vice-governador do Bengo para o Sector Técnico e Infra-estruturas, Agostinho da Silva, considerou o projecto um sistema inovador para melhoria da qualidade de água nas zonas rurais e defendeu a sua expansão às localidades mais recônditas.

O embaixador de França em Angola, Daniel Vosgien, referiu que projectos do género são importantes para o bem-estar das populações de Angola, apesar dos investimentos e progressos notáveis já registados no domínio das águas.

A falta de acesso à água potável, de higiene e saneamento têm criado uma situação de alto risco para a saúde das pessoas, em particular das crianças em idade escolar, sublinhou.

A ONG "Química Verde” desenvolve o projecto minha água, minha vida no país, desde 2016. Até o momento já distribuiu mais de dois mil biofiltros à famílias nas províncias de Luanda, Bengo, Malanje, Cuanza Sul, Cuanza Norte e Benguela.

O biofiltro é construído em betão, sendo capaz de remover 98 por cento das impurezas que se encontram na água, antes de ser tratada para o consumo humano. O projecto é uma criação de dois jovens angolanos formados em Química.

Com ANGOP



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais