bengo.gov.ao
 
Cultura
08 Outubro de 2021 | 11h10

Rendida última homenagem ao Príncipe dos Dembos, Dom António Salvador

Os restos mortais do Príncipe dos Dembos, Dom António Salvador, repousam no cemitério municipal dos Dembos, na vila de Kibaxe

Membros do governo provincial do Bengo e a sociedade em geral renderam Quarta-feira, 6 de Outubro de 2021, no "Lumbo” do Príncipe, em Quibaxe, município dos Dembos, a última homenagem ao 27º Príncipe dos Dembos, Sua Alteza Dom António Salvador, falecido a 1 de Outubro deste ano, com 88 anos de idade.

"Vai em paz nosso Príncipe. Obrigado por tudo…” escreveu a governadora provincial, Mara Quiosa, no livro de condolências após manifestar com algumas palavras a tristeza "… por perder um conselheiro, um pai, um amigo, um homem de paz e consenso, mas também a sua felicidade pela oportunidade de "conhecer e conviver com esta ilustre personalidade que muito me marcou com a sua experiência”.

Mara Quiosa augurou coragem a família neste momento de luto e dor, perante esta perda irreparável.

Na ocasião foram feitas várias homenagens, nomeadamente da administração municipal dos Dembos, Ana Dembo, Conselho das Igrejas Cristãs em Angola (CICA), e não só.

O Príncipe Dom António Salvador que nasceu a 7 de Dezembro de 1933 na localidade de Kifulo, reinou durante 21 anos, tendo sido escolhido a 27 de Outubro após a morte do Príncipe Dom João Baptista Pedro, e empossado a 30 de Maio de 2000.

O Príncipe foi a enterrar no cemitério da vila de Quibaxe, numa cerimónia que teve também as presenças do representante do reino do Ngola, Ngola Kiluange Mulungo Wangongo, "Mbanda Mbanda” da província do Bengo, representante do Reino do Congo, Menezes Ambrósio Francisco.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais