O Governo Provincial do Bengo, reuniu Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024, no Salão Nobre 26 de Abril, na sua terceira sessão extraordinária, presidida pela Governadora Maria Antónia Nelumba.
A sessão analisou o relatório de actividades e os projectos de electrificação da ENDE/BENGO, que apresenta um plano de manutenções e remodelações na rede, a construção da subestação do Panguila, a instalação de 120 postos de transformação e 15.000 ligações domiciliares, bem como a instalação de mais contadores pré pagos.
Por outro lado analisou ainda o relatório de actividades, plano de acção e o projecto estruturante da EPAS-BENGO, onde a Governadora Maria Nelumba orientou a implementação no sistema das Mabubas uma nova captação em Albufeira, a melhoria do sistema do Capari, que também depende a localidade do Panguila.
Os membros do governo foram informados sobre a terceira ronda da Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite na província, que aconteceu de 6 à 8 de Setembro, e teve uma cobertura de 116 por cento, o que constitui uma avaliação positiva para a província do Bengo.
O Governo foi igualmente informado sobre as Jornada Nacional da Mulher no Meio Rural, sob o lema: "Promover o crescimento económico e sustentável da mulher no meio rural para combater a fome e a pobreza”, e tem como objectivo de introduzir medidas tendentes a garantir que as mulheres beneficiem das oportunidades económicas, de acesso à créditos, tecnologias e serviços modernos.
A Jornada a nível dos municípios do Bengo, vai acontecer de 15 à 17 de Outubro do ano em curso, com a realização de feiras e palestras.
Finalmente, no âmbito da preparação para o arranque do Recenseamento Geral da População e Habitação - CENSO 2024, que decorrerá a partir de 19 de Setembro, a sessão apreciou a informação sobre o êxito da formação dos agentes de campo que está a ser realizada de 9 à 18 de Setembro, estes que vão trabalhar no momento censitário.
Maria Antónia Nelumba apelou que os meios de comunicação da província e as igrejas intensifiquem a mobilização para que a população receba os agentes de campo afim de tornar o processo censitário célere e de sucesso.
Faltam seis (6) dias para a realização do CENSO 2024.