• Aberto O Programa De Reforço De Competências Para Os Gestores Escolares No Bengo


    O acto de abertura deste ciclo formativo teve lugar, nesta segunda-feira, 12 de Julho, no Cine Teatro Caxito, e foi presidido pela Governadora Provincial do Bengo, *Mara Quiosa.*

    Na mensagem de boas vindas, o Administrador Municipal do Dande, *Cândido da Costa Cadifete*, manifestou a sua gratidão pelo seu município ter sido escolhido para acolher a actividade e desejou um bom desempenho da acção formativa.

    Durante o referido acto, o Director do Gabinete Provincial da Educação do Bengo, *Manuel Fernando*, disse que um dos objetivos do PREC-G3 tem que ver com a necessidade de melhorar a performance da província do Bengo no que a representação social da escola diz respeito, tornando-a modelo na configuração de um manual prático de auxílio à actividade e gestão de escola, bem como habilitar os gestores com as competências científicas em gestão, execução e avaliação pedagógica, didáctica e investigativa.

    ..."Esperamos que com a realização deste ciclo de formação se possa reduzir o índice de desistência dos alunos e do fenômeno "mata-aula", tornando a escola num espaço criativo, inovador e mais próximo da comunidade"... Frisou o responsável.

    Por sua vez, a Governadora do Bengo, *Mara Quiosa*, que presidiu ao acto de abertura do PREC-G3, reafirmou o engajamento do Executivo no investimento no sector da Educação, com destaque para o recrutamento de novos professores, construção de novas escolares, bem como melhoria das condições salariais dos profissionais da Educação, apesar da crise financeira e económica mundial agradava pela pandemia da covid-19.

    ..." O executivo angolano, liderado pelo presidente *João Lourenço*, tem procurado auscultar e dialogar com os principais parceiros do sector a fim de encontrar a melhor maneira de caminhar em direção ao alcance dos objetivos favoráveis a uma educação cada vez mais qualitativa do ponto de vista do processo de ensino-aprendizagem"... Destacou a governante.

    A senhora Governadora referiu, ainda, que, com a realização do PREC-G3, será possível o ajustamento de uma educação adequada aos novos tempos e pediu maior consciência e eficiência durante a gestão escolar, pois esta não se deve compactuar com improvisos, ressaltou.

    ..."Espera-se que com esta formação os participantes sejam capazes de desenvolver maior e melhor organização do trabalho escolar, compatíveis com os objetivos educativos estabelecidos pelo Ministério da Educação e pelo Gabinete Provincial da Educação do Bengo, tendo em vista a garantia da aprendizagem dos alunos que esperamos melhorar consideravelmente"...

    Recordar que cerca de 100 gestores escolares da província participam desta primeira fase do Programa de Reforço de Competências para os Gestores Escolares no Bengo, que decorre na Escola Superior Pedagógica do Bengo.