• Acendeu-Se A Primeira Chama Da “Fogueira Do Artista” No Bengo


    No âmbito da celebração do 8 de Janeiro, Dia da Cultura Nacional, foi aberta Sexta-feira, no Memorial aos Heróis da Pátria, na Açucareira, município do Dande, a Fogueira do Artista do Bengo.

    O evento, inédito na província, juntou artistas das mais diversas especialidades para convívio e partilha de momentos peculiares da magia artistica.

    Música, poesia e debate sobre o estado actual da cultura dominaram o encontro.

    O director do gabinete provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, Yuri Silva quando apresentava o estado actual da cultura, apontou o registro de 142 músicos, 42 grupos de dança entre tradicional e moderna, 12 disco Jockeys, 23 grupos de teatro, 36 grupos carnavalescos, 18 grupos musicais, 15 artesãos, 9 artistas plásticos, 16 escritores, 17 promotores de espectáculos, 13 centros recreativos e culturais, 6 agências de moda e 3 associações culturais.

    No domínio dos monumentos e sítios existem 142 inventariados, 7 classificados e 12 em processamento, 1 biblioteca e 1 museu enquanto 54 igrejas estão registadas.

    "O plano de desenvolvimento 2018-2022, no âmbito da política cultural prioriza o fomento da arte e das indústrias culturais e criativas, por via da implantação de casas de cultura enquanto espaços de criação e divulgação cultural e artística especialmente do cinema, teatro, música e dança” - enfatizou o vice-governador para o Sector Político, Social e Económico, José Francisco Bartolomeu Pedro que em representação da governadora provincial do Bengo, Mara Quiosa, presidiu a cerimónia de abertura.