Sob o lema "4 de Fevereiro preservar e honrar a memória dos Heróis da Pátria” as actividades para saudar os 60 anos do 4 de Fevereiro, dia do Início da Luta Armada de Libertação Nacional, tiveram o momento mais alto Quinta-feira, em Caxito, Município do Dande, província do Bengo, num acto presidido pelo Ministro da Defesa e Veteranos da Pátria, em representação do Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço.
João Ernesto dos Santos reconheceu que a província do Bengo é um dos símbolos da resistência do povo angolano, ressaltando que a celebração do 60º aniversário do Início da Luta Armada de Libertação Nacional acontece num momento particular e de grandes desafios impostos pela Covid-19, onde a resistência dos angolanos é posta mais uma vez a prova.
Apesar deste contexto crítico, o ministro da Defesa e Veteranos da Pátria apelou aos angolanos para continuarem a trabalhar em prol da diversificação da economia, acompanhando os esforços do Executivo para o crescimento económico, que já produziu alguns resultados positivos, na melhoria das condições de vida das populações (em termos de construção de infraestruturas, habitação, educação, assistência médica e medicamentosa e não só).
O governante enalteceu o Plano Integrado de Intervenção nos municípios (PIIM) e os seus ganhos, encorajando os governos provinciais e administrações municipais a prosseguirem com empenho na materialização e cumprimento deste programa.
Na sua intervenção a governadora provincial do Bengo, Mara Quiosa na qualidade de anfitriã, apelou à juventude para assumir a responsabilidade de manter e transferir este legado às novas e futuras gerações para que saibam o que custou a liberdade do país do jugo colonial.
A responsável rendeu tributo a gesta libertadora pelo sacrifício consentido e agradeceu o merecido reconhecimento da província do Bengo e sua população, pelos feitos dos seus filhos na histórica 1ª região político-militar, durante a luta pela Independência Nacional.
O acto incluiu momentos culturais com o trovador Adão Sakatuala, peça teatral do Grupo Sementes D’Artes e apresentação da mensagem dos Antigos Combatentes.
Na presença dos ministros da Administração do Território, da Saúde, da Educação e da Cultura, Turismo e Ambiente, assim como de várias outras entidades, entre deputados a Assembleia Nacional, autoridades tradicionais e membros da sociedade civil a celebração começou com a deposição de uma coroa de flores no Memorial aos antigos combatentes e veteranos da pátria da 1ª Região Político-militar.