A apresentação da Estratégia de Desenvolvimento de Longo Prazo, Angola 2050, na província do Bengo, aconteceu quarta-feira, 14 de Junho de 2023, no auditório General Foguetão, em Caxito.
É um instrumento central no sistema nacional de planeamento que apresenta opções de desenvolvimento elaborado em cenários de nível nacional, sectorial e territorial, que traz aspirações claras para os próximos 27 anos, com uma narrativa de crescimento suportado em factos, com as principais prioridades sectoriais assim como identifica também os motores do crescimento e equilíbrio macroeconómico..." - Secretário de Estado para o Planeamento, Milton Reis quando, durante a sessão, fazia a abordagem geral do documento em representação do Ministro da Economia e Planeamento, Mário Augusto Caetano João.
O importante documento de orientação para o desenvolvimento económico de Angola até 2050, apresentado durante a sessão de auscultação e consulta Pública está alinhado com as agendas internacionais designadamente a agenda 20 - 63, da União Africana e a 20 - 30, da Organização das Nações Unidas.
A Governadora Provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba, quando apresentava os cumprimentos de boas vindas enfatizou que os investimentos feitos na província em vários domínios são ainda insuficientes.
Ao longo dos 43 anos da sua existência foram feitos investimentos que mudaram a imagem da província, porém, insuficientes para as necessidades mais prementes da população...pretendemos a implementação de macro - projectos para elevar a província à patamares mais altos e que proporcionam dignidade à população.
As contribuições podem ser feitas até ao dia 21 de Junho, através do portal do Ministério da Economia e Planeamento.