Um aplicativo de monitorização do ensino para a melhoria da qualidade do ensino primário em Angola foi apresentado segunda-feira 24 de Maio, em Caxito, pela organização não-governamental da República Checa "People in Need”.
Na sua apresentação, no quadro do programa de indução profissional de novos professores, o representante da ONG "People in Need”, Nuno Carlos Celino, explicou que o aplicativo EMA (do inglês Education Monitoring Application) é uma ferramenta a ser usada pelos supervisores pedagógicos na recolha e tratamento de diversas informações de nível político, de gestão e pedagógico.
O aplicativo servirá de base para a recolha de informações que serão enviadas automaticamente para um banco de dados online, facilitando a posterior análise na tomada de decisões sobre investimentos em termos de recursos humanos e acções voltadas ao aperfeiçoamento profissional.
O projecto já está a ser implementado nas províncias do Bié, Huila, Huambo, Cuando Cubango e Luanda, nos sectores de educação, género, agricultura e desenvolvimento rural, água e saneamento, direitos humanos e saúde comunitária.
A "People in Need” é uma organização não-governamental de origem checa sem fins lucrativos, que actua em Angola desde 2006.
Com sede na província do Bié, a ONG tem uma longa experiência no sector da educação em Angola, sendo que as suas acções circunscreveram-se na prestação de apoio no processo de implementação das Zonas de Influência Pedagógica (Zip) e no reforço das capacidades de planificação estratégica dos Gabinetes Provinciais da educação.