Cem parteiras tradicionais dos municípios do Ambriz, Dande e Nambuangongo, na província do Bengo, beneficiaram, Quinta-feira, 5 de Maio de 2022, de kits de trabalho, no âmbito do Dia Internacional da Parteira.
As beneficiárias, 60 do Ambriz, 20 do Dande e igual número de Nambuangongo, receberam luvas, banheiras, tesouras, cobertores, toalhas, álcool gel, sabão e lixívia.
Ao intervir no acto central da efeméride, a secretária de Estado para Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Elsa Barber, reconheceu o trabalho incansável que as profissionais têm feito nas maternidades, centros médicos e lares nas comunidades, arriscando, por vezes, as suas próprias vidas para salvar outras mulheres e recém-nascidos.
"Em toda sociedade a taxa de mortalidade materna é um indicador importante para a avaliação do estado de desenvolvimento socioeconómico e demográfico do país”, sublinhou.
Para o vice-governador para sector Político, Social e Económico, José Bartolomeu Pedro, as parteiras tradicionais enquanto prestadoras de serviço desempenham um papel preponderante na vida das famílias.
O papel desempenhado por esta franja da sociedade tem merecido uma atenção especial do Executivo Angolano, no quadro das políticas de inclusão social e promoção do desenvolvimento focadas para o meio rural, disse o governante.
O Dia Internacional da Parteira foi instituído, em 1991, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para salientar a importância do trabalho das parteiras em todo o mundo na melhoria da qualidade dos cuidados oferecidos às mulheres.