No âmbito do Dia Mundial da Conscientização do Autismo
Assinalado a 2 de abril, realizou-se terça-feira, 1 de abril de 2025, no auditório do Hospital Geral do Bengo, Reverendo Guilherme Pereira Inglês, na localidade de Bucula, município do Dande, província do Bengo, um workshop sobre Perturbação do Espectro do Autismo (PEA).
O evento foi presidido pela Ministra de Estado para a Área Social, Maria do Rosário Bragança.
De caráter técnico-institucional e comunitário, o evento contou com a presença da Governadora Maria Antónia Nelumba, na qualidade de anfitriã, e foi promovido pelas associações APEGADA, Coração Azul, Plataforma Kuena, Fundação Ana Carolina e Capacitar para Cuidar.
A realização do workshop teve o apoio do Executivo Angolano, através do Gabinete da Ministra de Estado para a Área Social, e dos Ministérios da Saúde, Educação, Acção Social, Família e Promoção da Mulher, bem como do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação e do Governo Provincial do Bengo.
Na abertura do evento, a Ministra de Estado saudou os presentes, em especial as associações que atuam na consciencialização sobre a PEA, além dos profissionais da Saúde, da Acção Social, da Educação, investigadores e familiares de pessoas com autismo.
A Governante reafirmou o compromisso do Executivo Angolano, liderado pelo Presidente João Lourenço, com os direitos das pessoas com deficiência, tendo destacado a Lei 21/12, que reconhece a singularidade e o tratamento diferenciado dessas pessoas, e encarajou os sectores envolvidos a trabalharem em soluções práticas para promover a inclusão, a dignidade humana e o desenvolvimento das crianças com PEA, Também recomendou o esforço conjunto de toda a sociedade nessa causa.
Em sua mensagem de boas-vindas, a Governadora Maria Antónia Nelumba sublinhou a necessidade de uma estratégia nacional para o diagnóstico precoce do autismo, sobretudo em zonas rurais, onde ainda prevalece o estigma.
Também destacou o trabalho do Hospital Geral do Bengo na implementação de respostas terapêuticas inclusivas.
O workshop proporcionou um espaço de conhecimento e troca de experiências entre investigadores,políticos profissionais da Saúde, Acção Social, Educação e famílias.
Foram abordados diversos temas, incluindo os desafios da abordagem clínica e terapêutica da PEA, os desafios da PEA para a Educação e Ensino, e o papel da Acção Social no Domínio da PEA.
Durante o evento, os participantes puderam acompanhar de perto o trabalho terapêutico desenvolvido no Hospital Geral do Bengo
Além disso, foram feitos diversos apelos e recomendações para a melhoria da condição das pessoas com autismo.
O evento contou com a presença dos Ministros da Saúde, Educação, Ação Social, Família e Promoção da Mulher, Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, além de representantes de várias associações e convidados.