• BENGO ACOLHEU ACTO NACIONAL DO DIA INTERNACIONAL DO ENFERMEIRO


    O acto teve lugar no Auditório da Caixa Segurança Social

    O mundo assinala, a 12 de Maio, o Dia Internacional do Enfermeiro.

    Em Angola, a efeméride foi celebrada segunda-feira, 12 de Maio, no Auditório da Caixa de Segurança Social das Forças Armadas Angolanas (FAA), em Caxito, município do Dande, província do Bengo, sob o lema: "Nossos Enfermeiros, Nosso Futuro — Cuidar do Enfermeiro Fortalece as Economias."

    O evento foi presidido pelo Secretário de Estado para a Área Hospitalar, Leonardo Europeu Inocêncio, em representação da Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta. No seu discurso de abertura, o Secretário de Estado expressou, em nome da ministra, profundo reconhecimento e gratidão a todos os enfermeiros, que desempenham um papel crucial na resiliência do Sistema Nacional de Saúde em Angola — salvando vidas e partilhando esperança, de cama em cama, de berço em berço — com participação activa na resolução de situação e desafios como o ressurgimento da cólera, o aumento dos acidentes de viação e o crescimento de doenças crónicas e negligenciadas.

    Leonardo Inocêncio destacou que o Executivo, liderado pelo Presidente João Lourenço, tem investido significativamente na valorização dos profissionais de saúde, sobretudo dos enfermeiros. O número de profissionais no sector cresceu em 46.705 (46,1%), dos quais 3.828 são médicos, 27.276 enfermeiros, 10.283 técnicos de diagnóstico e terapêutica, 3.792 técnicos de apoio hospitalar, 1.443 técnicos de regime e 83 assistentes sociais — reforçando a qualidade, o acesso e a capacidade de resposta do sistema de saúde.

    Foi ainda aprovado o Plano de Formação Emergencial, financiado pelo Banco Mundial, com a meta de formar e capacitar 38.000 profissionais de saúde no período de 2023 a 2027, dos quais 18.000 serão profissionais de enfermagem.

    Outro avanço importante foi a aprovação do Regulamento sobre a Formação Especializada em Enfermagem, através do Decreto Presidencial n.º 212/23, de 30 de outubro, que permitiu a abertura de cursos de especialização em Enfermagem, entre outras medidas de valorização dos quadros da saúde, com destaque para os enfermeiros.

    O acto contou com a presença do Vice-Governador para o Sector Político, Social e Económico do Bengo, José Francisco Bartolomeu Pedro, em representação da Governadora Maria Antónia Nelumba. Na ocasião, expressou satisfação pela escolha da província para acolher o evento nacional, destacando os investimentos do Executivo em infra-estruturas modernas de saúde, tendo homenageado os enfermeiros pelo empenho e dedicação, especialmente em momentos difíceis como a pandemia da COVID-19 e o recente surto de cólera.

    O Vice-governador felicitou os enfermeiros pela data e apelou à necessidade de humanizar os serviços de saúde, afim garantir um atendimento mais digno às populações.

    A cerimónia que foi antecedida por uma marcha dos profissionais de enfermagem, contou ainda com a presença do Director Provincial da Saúde, Matondo Alexandre; dos Secretários-Gerais da ANEA e do SINDEA, Lourenço Alexandre e Cruz Matete, respectivamente; do Delegado provincial da Caixa de Segurança Social das FAA, Domingos Sopite; e de distintos convidados.