• Bengo Acolheu Cerimónia Oficial Das Comemorações Do Centenário De Amílcar Cabral


    A Província do Bengo, acolheu Sábado 17 de Agosto, a Cerimónia Oficial das comemorações do Centenário de Amílcar Cabral, no Auditório General Foguetão, em Caxito, que decorre sob o lema, "Cabral Ka Môrri" de 22 de Junho à 24 de Setembro. As Actividades, estão a ser realizadas nas Provinciais de Luanda, Bengo e Benguela, pela Comissão Técnica Conjunta de Cabo Verde e Guiné Bissau coordenado pelo Presidente da Comissão, José Ramos.

    O Embaixador Plenipotenciário da Guiné Bissau em Angola, Apolinário Mendes de Carvalho, disse na sua intervenção que, Caxito tem todas condições para se tornar uma referência no roteiro geográfico de vivência de Cabral em Angola, por este deixar neste território, um pensamento político e legado pedagogo intemporal.

    O Discurso de abertura coube ao Vice-Governador para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Edson Cruz, em representação da Governadora Provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba, que ao tomar da palavra referiu que, "Cabral ka morri" não é o tema das comemorações do centenário de Amílcar Cabral. Efectivamente, Cabral não morreu, porque os seus ideias continuam vivos não apenas para a nação guineense-caboverdiana como para todos os povos comprometidos com a justiça social e a dignidade humana.

    O governante disse ainda que, ao celebrarmos o Centenário de Amílcar Cabral, estamos todos imbuídos no dever histórico de celebrar a data de nascimento de um dos melhores filhos de África que escreveu com chave de ouro a luta pela liberdade e independência dos povos.

    O dia, foi reservada ainda com recitações de poemas, música, danças e visita à casa onde viveu Amílcar Cabral. No qual, Participaram, o Vice-Governador para Sector Político Social e Económico José Francisco Bartolomeu Pedro, membros do Governo, comunidades Guinense, Caboverdiana e representantes da embaixada Nicarágua.