A actividade teve lugar Museu da Tentativa
A Província do Bengo, acolheu Sábado, 20 de Dezembro, no Município Dande, no Museu da Tentativa, em Caxito, o Acto Central do Natal Solidário, numa realização do Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, com o apoio do Instituto Nacional da Criança (INAC) e do Governo Provincial do Bengo.
O evento, contou com a participação de mais de mil e quinhentas crianças oriundas dos doze Municípios que compõem a Província do Bengo e foi presidido pela Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula da Silva do Sacramento Neto.
Ao dirigir a mensagem de boas vindas aos presentes, a Governadora Provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba, manifestou satisfação pela escolha da Província para acolher o Acto Central do Natal Solidário, considerando o gesto, um reconhecimento do trabalho desenvolvido localmente na protecção e promoção dos direitos da criança.
Em representação das crianças, a Deputada infantil Vissolela Pinheiro, enquanto lia a mensagem, reconheceu os esforços do Governo de Angola, por intermédio do Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, do Instituto Nacional da Criança e dos parceiros da sociedade civil, na implementação de políticas públicas em prol da infância.
“Somos a razão de prioridade absoluta e sentimos honradas por vivenciar este momento de alegria”, afirmou.
A Ministra Ana Paula da Silva do Sacramento Neto, afirmou que o Executivo angolano continua a colocar a criança no centro das suas políticas públicas, com especial atenção às mais vulneráveis, por representarem o futuro do País.
No seu discurso, a governante sublinhou que o Natal Solidário reflecte o carinho, a responsabilidade e o compromisso do Governo para com a criança angolana, não se limitando apenas ao período festivo. “Esta é uma época em que devemos exaltar o amor ao próximo, a partilha e a dignidade humana, não como um acto de comiseração, mas como uma atitude altruísta”.
A Ministra, destacou ainda que, nos últimos anos, o País tem registado avanços significativos na implementação das políticas de apoio à infância, com o aumento do número de jardins-de-infância, escolas, hospitais materno-infantis e outras acções multiformes voltadas para a educação, saúde e lazer.
O acto foi marcado por um ambiente festivo e inclusivo, com almoço, em que as crianças brincaram, dançaram, cantaram e interagiram entre si, tendo igualmente recebido brinquedos, num gesto simbólico de partilha e solidariedade.