Cerca de quatro mil profissionais serão formados
No âmbito das celebrações das festividades dos cinquenta anos de Independência Nacional, a Ministra da Saúde, Silvia Lutucuta, procedeu na manhã Segunda-feira, 10 de Março, na província do Bengo, no Hospital Geral Reverendo Guilherme Pereira Inglês, a abertura oficial do início das aulas dos cursos de especialização em enfermagem.
O primeiro curso de pós-graduação na área de enfermagem no sector público, está a ser promovido pela Unidade de Implantação de Projecto do MINSA, nos polos de formação de Luanda, Bengo, Icolo e Bengo, Bié, L. Sul, C. Sul, C. Norte, Cabinda, Huíla e Benguela.
De acordo com a Ministra da Saúde, numa primeira fase, cerca de quatro mil profissionais serão formados nas especialidades consideradas mais carentes nomeadamente, enfermagem e saúde comunitária, materno e neonatal, puericultura, anestesiologia e reanimação, entre outras.
A governante, disse ainda no seu discurso, que " o projecto está a ser financiado pelo Banco Mundial e que nos próximos quatro anos, serão formados trinta e oito mil profissionais da saúde, sendo três mil médicos, nove mil enfermeiros, nove mil técnicos de enfermagem, nove mil, técnicos diagnósticos e terapeutas, quatro mil profissionais do regime geral, e quatro mil profissionais de apoio hospitalar".
“Com este curso, vamos sem dúvida, elevar a fasquia de competência dos profissionais do Ministério da Saúde. O desafio está lançado e auguramos que os formandos tirem o máximo proveito da acção formativa “. Sublinhou a Governadora Maria Antónia Nelumba na sua intervenção.
O dia foi reservado para a primeira aula magna, com o tema, a ética na enfermagem e o caminho da pós-graduação, desafios e reflexões, ministrado pelo Professor Dr. Manuel Simão.
Participaram do acto, o Vice-Governador para o Sector Político Social e Económico, José Francisco Bartolomeu Pedro, o Diretor-Geral do H. P. I, Giovanni Malega, Directores Nacionais do Ministério da Saúde, Directores de hospitais, Representante do Banco Mundial e convidados.