• BENGO ACOLHEU O ACTO NACIONAL DO INÍCIO DAS AULAS DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM


    Cerca de quatro mil profissionais serão formados

    No âmbito das celebrações das festividades dos cinquenta anos de Independência Nacional, a Ministra da Saúde, Silvia Lutucuta, procedeu na manhã Segunda-feira, 10 de Março, na província do Bengo, no Hospital Geral Reverendo Guilherme Pereira Inglês, a abertura oficial do início das aulas dos cursos de especialização em enfermagem.

    O primeiro curso de pós-graduação na área de enfermagem no sector público, está a ser promovido pela Unidade de Implantação de Projecto do MINSA, nos polos de formação de Luanda, Bengo, Icolo e Bengo, Bié, L. Sul, C. Sul, C. Norte, Cabinda, Huíla e Benguela.

    De acordo com a Ministra da Saúde, numa primeira fase, cerca de quatro mil profissionais serão formados nas especialidades consideradas mais carentes nomeadamente, enfermagem e saúde comunitária, materno e neonatal, puericultura, anestesiologia e reanimação, entre outras.

    A governante, disse ainda no seu discurso, que " o projecto está a ser financiado pelo Banco Mundial e que nos próximos quatro anos, serão formados trinta e oito mil profissionais da saúde, sendo três mil médicos, nove mil enfermeiros, nove mil técnicos de enfermagem, nove mil, técnicos diagnósticos e terapeutas, quatro mil profissionais do regime geral, e quatro mil profissionais de apoio hospitalar".

    “Com este curso, vamos sem dúvida, elevar a fasquia de competência dos profissionais do Ministério da Saúde. O desafio está lançado e auguramos que os formandos tirem o máximo proveito da acção formativa “. Sublinhou a Governadora Maria Antónia Nelumba na sua intervenção.

    O dia foi reservado para a primeira aula magna, com o tema, a ética na enfermagem e o caminho da pós-graduação, desafios e reflexões, ministrado pelo Professor Dr. Manuel Simão.

    Participaram do acto, o Vice-Governador para o Sector Político Social e Económico, José Francisco Bartolomeu Pedro, o Diretor-Geral do H. P. I, Giovanni Malega, Directores Nacionais do Ministério da Saúde, Directores de hospitais, Representante do Banco Mundial e convidados.